O sabor brasileiro para o exterior

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Aumentar a competitividade e as oportunidades de exportação para o segmento de alimentos e bebidas é o objetivo do Projeto Brazilian Flavors, divulgado ontem pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas e Alimentos (ABBA), em São Paulo. O acordo entre as duas entidades prevê investimento de R$ 1,6 milhão, que serão usados na promoção de 47 empresas de pequeno, médio e grande portes até março de 2014.
 
Na cerimônia de lançamento do projeto, representantes das entidades ressaltaram a importância da criação de estratégias específicas para colocar no mercado internacional produtos tipicamente brasileiros e abrir espaço para as empresas que os elaboram. Nesta fase do projeto serão explorados os mercados dos Estados Unidos, Angola, Emirados Árabes e Chile. "Queremos cada vez mais inserir o conceito de gastronomia brasileira para todo o mundo, e um exemplo bem sucedido é o do pão de queijo, que ganhou mercado no exterior", afirmou Raquel Salgado, gerente geral do Brazilian Flavors.
 
Segundo ela, há um espaço significativo a ser conquistado pelos empresários brasileiros, e a ABBA tem estrutura para apoiá-los a superar entraves nos campos de barreiras e requisitos de entrada. Estas dificuldades, acrescentou, podem ser solucionadas através de um check-up detalhado do perfil de cada empreendedor.
 
Bom momento – Regina Silverio, diretora de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, enfatizou o trabalho da agência governamental para estimular micro, pequenos e médios empresários a exportar num momento em que o mercado interno está bastante aquecido, o que faz com que os empresários invistam mais no atendimento da demanda local. Ela lembrou que a atual conjuntura é muito mais favorável que a de cinco anos atrás.
 
Atualmente, as pequenas empresas representam 51% do total de participantes, enquanto as médias são 32% e as grandes equivalem a 17%. O projeto cresceu de 16 para 47 empresas em seis anos, o que leva a agência a investir significativamente na capacitação dos empresários interessados na internacionalização de suas atividades. 
 
"Nossos recursos ainda são pequenos e, por isso, nos concentramos em ações bem elaboradas, que levam em conta a adequação dos alimentos brasileiros aos mercados-alvos", disse Regina. "Nossa unidade que cuida das questões que envolvem a sustentabilidade destes produtos levam em conta as técnicas de fabricação que precisam estar em conformidade com os futuros consumidores em todo o mundo".
 
Entre as atividades promovidas pelas entidades, destacam-se a participação em feiras de negócios, como a Fancy Food, Americas Food & Beverage e Sial, entre outras. Além disso, a participação de empresas, através da organização da Apex-Brasil, em eventos como as corridas de Fórmula Indy nos Estados Unidos, e outros na Europa, também têm contribuído para a colocação no mercado externo de diversos produtos locais. 
 
Mercado – O lançamento do projeto Brazilian Flavors ocorre num momento em que a indústria alimentícia registrou faturamento de R$ 383,4 bilhões no ano passado, com crescimento nominal de 15,93% frente a 2010, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia). As exportações chegaram a US$ 44,8 bilhões e as importações somaram US$ 5,9 bilhões, o que levou a um saldo comercial de US$ 38,9 bilhões. No total, foram exportados 402 itens da indústria alimentícia brasileira a todas as regiões do mundo.



Veículo: Diário do Comércio - SP


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