As vendas nos shopping centers brasileiros devem crescer 7% por conta do Dia dos Pais deste ano na comparação com 2012, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), divulgada ontem.
Segundo a Abrasce, artigos eletrônicos, livros e perfumes devem ser os principais presentes escolhidos. Além disso, destaca, os produtos de beleza e os cosméticos têm ganhado espaço.
"O ingresso masculino nesse mercado, com produtos cada vez mais específicos, é um dos fatores que impulsionam a demanda, além do custo mais acessível que atrai público cada vez maior", diz a entidade.
A expectativa é de que Dia dos Pais aumente também a freqüência nas praças de alimentação dos shoppings. Conforme a superintendente da Abrasce, Adriana Colloca, "apesar de os restaurantes de rua estarem passando uma fase ruim com a alta de preços, onda de manifestações e conseqüente queda na demanda, as praças de alimentação, por enquanto, não sentiram queda significativa nas vendas".
Segundo segundo informou o presidente da Abrasce, Luis Fernando Veiga, as vendas em shoppings tiveram alta de aproximadamente 8% no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período de 2012. O executivo participou ontem de painel no Brasil Retail Week, em São Paulo. A Abrasce divulga seus números oficiais sobre as vendas em shoppings nos próximos dias.
Veiga ainda afirmou que as perspectivas para o ano são positivas, mesmo com o cenário de desaquecimento do consumo das famílias. "Estamos passando por uma chuva, mas temos otimismo", comentou. Ele disse ainda que a perspectiva é de inauguração de 41 novos shoppings este ano, que se somarão aos 465 que existem hoje. Em 2012, foram inaugurados 27 empreendimentos, recorde do setor.
Ainda com o grande número de inaugurações previstas, Veiga afirmou que não há excesso de espaços vagos, sem procura de lojistas. "Nossa taxa de vacância é de 2,2% este mês, isso é praticamente uma vacância técnica", comentou.
Veículo: Diário do Comércio - MG