Preços dos alimentos caem e dos produtos de higiene têm alta em BH

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Pesquisa do Procon Assembleia realizada nos dias 6 e 7 de março revelou ainda que preços variam até 116% de acordo com o estabelecimento

A pesquisa mensal de preços em supermercados realizada pelo Procon Assembleia revelou que, em março, houve aumento médio de 2,37% nos itens de higiene pessoal. Já nos itens de alimentação, houve retração de 0,07%, enquanto os produtos de limpeza ficaram 0,43% mais baratos. A pesquisa foi realizada nos dias 6 e 7 de março, em 16 estabelecimentos de Belo Horizonte e região metropolitana.

Dos 106 itens de alimentação pesquisados, 51 tiveram aumento e 55 apresentaram redução nos preços. O feijão carioquinha tipo 1 de 1 quilo da marca Apetite chegou a aumentar 20,64%. Já o o arroz agulhinha tipo 1 de 5 quilos da marca Tio João ficou 7,55% mais caro. Em contrapartida, o café em pó tradicional de 500 gramas da marca Melita teve queda de 15,20% no preço, e o leite longa vida integral de 1 litro da Cotochés ficou 6,82% mais barato.

Já nos 21 itens de higiene pesquisados, 13 produtos subiram e oito tiveram redução nos preços. O papel higiênico Personal Vip Neutro de folhas duplas com 30 metros ficou 6,80% mais caro, enquanto o creme dental branco Colgate Tripla Ação de 90 gramas teve queda de 4,27% no preço.

Quanto aos itens de limpeza, 33 produtos foram pesquisados. A água sanitária Santa Clara de 1 litro registrou aumento de 8,97%, enquanto o sabão em barra Ypê com cinco unidades teve redução de 11,26%.

A pesquisa mostrou ainda significativa variação de preço de um estabelecimento para outro. As diferenças chegaram a 116% , como no caso do sal refinado Globo de 1 quilo, que custa de R$ 1,19 a R$ 2,38, do shampoo Palmolive Naturals de 350 ml, que custa de R$ 3,99 a R$ 6,99 e do amaciante Confort azul de 2 litros, que pode ser encontrado por preços que variam de R$ 6,48 a R$ 10, 98.



Veículo: Estado de Minas


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