As vendas para o Dia das Mães, considerada uma das datas mais importantes ao setor, terão incremento de apenas 1%, na comparação com 2013, conforme identificou pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLE-SP).
Com a Copa do Mundo, período próximo ao Dia das Mães, muitos empresários mantêm otimismo para as vendas e afirmam que não serão afetados com o Mundial, dado que pode variar de acordo com a situação econômica de cada região.
"Este ano, o comércio do estado precisa dar atenção especial às datas comemorativas, uma vez que essas estarão muito próximas uma das outras. Teremos Dia das Mães, Copa do Mundo e Dia dos Namorados. Se considerarmos o período como um todo, o crescimento pode ultrapassar 5%. Por conta do turismo, o período será favorável para o varejo, pois vai haver entrada de dinheiro extra na economia", destacou em nota o presidente da entidade, Mauricio Stainoff.
A média do tíquete de compras entre as Câmaras de Dirigentes Lojistas ( CDL's) pesquisadas pode ficar entre R$ 160 e R$ 200, com vendas puxadas principalmente pelos setores de vestuário, calçados e tecnologia, entre outros. Os setores de alimentação, como restaurantes, também devem puxar as vendas para o período. "O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio. Embora a expectativa esteja baixa, o otimismo existe para que os consumidores aproveitem troca de coleções e promoções", explica Stainoff.
Para o Bom Retiro, em São Paulo, a data é significativa, já que o público frequentador da região é, na grande maioria, feminino. Porém, há queda na expectativa de venda para a data deste ano. "Esperamos um aumento nas vendas de 0,5% em comparação ao mesmo período do ano passado", afirma a secretária executiva da CDL do Bom Retiro, Kelly Lopes.
Veículo: DCI