Pesquisa de preços do Procon Assembleia constata variação de 70% nos dois produtos em quatro meses
O consumidor brasileiro já sabe que não é novidade encontrar o preço dos alimentos nas alturas, seja nos supermercados ou sacolões de todo o país. Em Belo Horizonte, a batata e o tomate lideram a inflação nos sacolões este ano, de acordo com pesquisa do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O levantamento mostra que os dois produtos já subiram acima de 70% somente nesses primeiros quatro meses.
O Procon coletou preços de 58 produtos em 39 estabelecimentos da capital mineira e detectou uma variação média, entre janeiro e abril, de 2% no preço dos legumes, de 3,38% para as verduras e queda de 2,03% no preço das frutas. No geral, os produtos de sacolão apresentaram alta de 0,14%, entre janeiro e abril deste ano.
Entre os legumes, o tomate já havia sido um dos campeões de reajuste no mês passado, subindo 27,33% em relação à pesquisa de fevereiro. Neste mês, o ritmo do aumento caiu para 13%, mas ainda assim foi bem superior à média dos produtos de sacolão. O preço da batata subiu 20% na comparação com março.
No grupo das verduras, os principais reajustes ao longo do ano ocorreram nos preços do almeirão (14,49%) e da alface lisa (11,15%). As frutas que mais encareceram no mesmo período foram o morango, com 53,03%, e o melão amarelo, com 24,24%. Por outro lado, em 2014 ficou mais em conta comprar chuchu, que barateou 43,81%, cenoura (-24%), abacate (-45,13%) e limão tipo Thaiti (-38,16%).
Veículo: Estado de Minas