Vendas devem cair no 3º trimestre

Leia em 1min 30s

As vendas do varejo no Brasil devem sofrer queda de 1,2% no terceiro trimestre de 2015 ante o segundo trimestre, segundo a projeção do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar-Fia) e do Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar). A projeção busca antecipar o comportamento do varejo seguindo os mesmos critérios da Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE.

Na avaliação do professor Cláudio Felisoni de Angelo, a retração é esperada em razão de uma combinação de fatores negativos para o consumo. "A redução da massa de rendimentos real, redução do poder de compra diante da inflação e temor dos consumidores com o emprego afetam as projeções", diz.

A pesquisa detectou que, para o terceiro trimestre, aumentou fortemente a expectativa das famílias de maior desemprego no Brasil. Na amostra de 500 consumidores do município de São Paulo, a percepção combinada das pessoas indica que a sensação é equivalente a de uma elevação de 48,9% da taxa de desemprego, enquanto no terceiro trimestre de 2014 essa ainda era uma preocupação menos relevante.

A redução do poder de compra da população também é notada pelo estudo. A parcela do orçamento da população que está disponível para compras sai de 11% na pesquisa do terceiro trimestre de 2014 para 6% agora.

Com isso, segundo o estudo, caiu o número de consumidores dispostos a comprar em todas as categorias de produtos duráveis. As categorias, que incluíam linha branca, móveis, eletrônicos, vestuário, entre outros, todas estão com intenção de consumo inferior à média histórica da série que iniciou em 1999.

Entre os itens que tiveram piora mais significativa na intenção de compra estão itens de cama, mesa e banho, com redução de 73% na comparação com o terceiro trimestre de 2014. Na seqüência aparecem os eletroportáteis, com redução de 62,6% e automóveis e motos, com 49,4%. (AE)



Veículo: Agência Estado


Veja também

Índice de preços de alimentos da FAO cai 0,9% em junho, ao menor nível desde 2009

O índice mensal de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para A...

Veja mais
Índice de confiança reage, aponta CNC

São Paulo - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) interrompeu uma se...

Veja mais
Entidades se mobilizam contra alta de impostos

                         ...

Veja mais
De Norte a Sul do Brasil, comércio varejista sente efeitos da crise

                    ...

Veja mais
Pouca adesão ao plano do governo

                    ...

Veja mais
21 anos de estabilidade da moeda

Um casamento entre o Real e a estabilidade da economia brasileira talvez seja a melhor maneira para caracterizar o in&ia...

Veja mais
Mercado revisa para baixo projeção da inflação no próximo ano

Após seis semanas consecutivas paralisada em 5,50%, a mediana das previsões do mercado financeiro para o I...

Veja mais
Para evitar demissões, governo lança plano que permite redução de jornada e salário

                    ...

Veja mais
Pesquisa Focus eleva estimativa de retração do PIB em 2015 para 1,50%

Economistas do setor privado passaram a estimar que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 deve ter retraçã...

Veja mais