A empresa de painéis de consumo Kantar Worldpanel divulgou os resultados de um estudo que apontam queda de 7,5% no consumo das famílias brasileiras e aumento de 8,5% no preço médio dos principais produtos no primeiro semestre de 2015, em comparação com igual período de 2014.
Nos últimos semestres, para driblar o aumento dos preços e para tentar equilibrar as despesas, os consumidores passaram a diminuir as idas aos pontos de venda e a cada visita aumentaram o número de itens adquiridos, voltando a velhos hábitos de consumo, as compras de abastecimento.
Agora, entretanto, com a atual situação econômica, essa tendência apresenta uma mudança negativa: no primeiro semestre deste ano os consumidores fizeram duas visitas a menos ao PDV.
Além disso, reduziram o volume comprado a cada visita, coisa que ocorre pela primeira vez em seis anos. "Vemos claramente que as famílias brasileiras não conseguem mais manter seus padrões de compra. Agora o volume em cada compra também cai em 3% e, mesmo assim, o valor médio em cada compra subiu 5,4%, forçando uma racionalização intensa nas decisões de compra", afirmou a diretora comercial da Kantar Worldpanel, Christine Pereira.
Atacarejo
O único canal de vendas a demonstrar crescimento no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, foi o atacarejo que cresceu 18%.
Veículo: Jornal DCI