Rio de Janeiro - A confiança do consumidor subiu 5,4 pontos em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, informou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 76,7 pontos, após registrar o terceiro avanço consecutivo.
“A alta da confiança do consumidor nestes três últimos meses foi quase que inteiramente determinada pela melhora das expectativas, um descolamento aparentemente iniciado durante o desfecho da primeira fase do processo de impeachment. A rápida melhora das expectativas após a entrada do governo interino, no entanto, parece superar a velocidade de recuperação cíclica da economia no curto prazo, ainda mais considerando-se os riscos ainda existentes no ambiente político, como a segunda fase do impeachment, as eleições e a votação das medidas de ajuste fiscal”, avaliou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor, em nota oficial.
O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,0 ponto em julho, para 65,7 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) saltou 8,2 pontos, para 85,3 pontos, o maior nível desde dezembro de 2014, quando estava em 87,2 pontos. Apenas nos últimos três meses, o IE cresceu 19,5 pontos.
O nível de satisfação dos consumidores com a situação financeira familiar atual subiu 1,8 ponto em julho ante junho, atingindo 59,0 pontos, segundo os resultados do ICC, divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas.
Apesar da alta, o indicador manteve-se em patamar muito próximo à mínima histórica, registrada em abril de 2016, quando alcançou 56,9 pontos, observou a FGV.
Entre os quesitos que integram o ICC, o indicador que mede o grau de otimismo dos consumidores em relação à Situação Econômica Local Futura foi o que mais influenciou positivamente o resultado do mês de julho: subiu 6,8 pontos, ao passar de 103,1 em junho para 109,9 pontos em julho, no quarto mês de avanços consecutivos.
Faixas - O ICC, que aumentou para 76,7 pontos em julho, avançou em todas as quatro faixas de renda pesquisadas. A melhora mais expressiva ocorreu entre os consumidores com renda familiar entre R$ 2.100,01 e
R$ 4.800,00: o ICC aumentou 7,1 pontos, ao passar de 64,9 para 72,0 pontos.
O levantamento de julho coletou informações de 1.943 domicílios, entre os dias 1 e 20 de julho.
ACSP - O índice nacional de confiança do consumidor, calculado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), caiu para 68 pontos em julho, ante 70 pontos em junho e 83 pontos em julho de 2015.
Em abril o indicador havia tocado a mínima recorde de 64 pontos, e depois disso subiu por dois meses seguidos. Valores acima de 100 pontos indicam otimismo, enquanto resultados abaixo dessa marca mostram pessimismo.
Veículo: Diário do Comércio de Minas