Segundo a pesquisa realizada pela CDL-POA em parceria com o Sindilojas Porto Alegre, a maior parte dos consumidores que irão comprar presentes para o Dia dos Pais deverá adquirir os regalos em shoppings (58%) e lojas de rua (32%). O levantamento aponta que as compras pela internet deverão representar 7% dos produtos comercializados para a data. "Cresceu em 50%, frente ao ano passado, o número de pessoas que realizarão as compras on-line", aponta o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.
O dirigente lembra que, com a concorrência em vista da crise, não basta ter o produto certo, o preço justo e as melhores condições de pagamento. "Para que o cliente compre, é fundamental ser bem recebido pela equipe da loja", comenta. Segundo ele, mais de 85,38% dos entrevistados pelo estudo das duas entidades já deixaram de comprar por serem mal recepcionados na loja. "Caprichar no atendimento é primordial e fideliza o consumidor", observa o presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer. A saída de presentes para o Dia dos Pais representa um incremento de 6% nos valores vendidos durante o mês de agosto.
No decorrer da última semana, a AGV compilou dados de pesquisas realizadas pelas 130 entidades de lojistas que agrega no Estado e apurou que o faturamento do setor com as vendas do Dia dos Pais deve chegar a R$ 345 milhões. Assim, como na Capital, os números repetem o desempenho do mesmo período em 2015. "Há um conjunto de fatores que refletem no comportamento anímico do consumidor. Hora é o poder de compra afetado pela alta taxa de desemprego e o parcelamento de salário do funcionalismo público, em outra o ambiente da segurança pública", comenta. Conforme dados da pesquisa feita pela entidade para descobrir a intenção de compras dos consumidores para a data, 87,2% dos gaúchos pretendem presentear os pais. O levantamento apontou que 52,2% compraram o presente na primeira semana de agosto, e que 48,3% farão isso na véspera da data. Roupas (44,2%), acessórios (20,9%) e livros (14%) foram os itens mais citados por quem afirma que irá presentear o pai.
No Interior, o valor do ticket médio será de no máximo R$ 100,00. "No ano passado, as vendas no Dia dos Pais foram muito baixas", comenta o presidente da Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch. Segundo ele, neste ano, as pequenas empresas têm percebido "uma pequena melhora nas vendas". "O frio das últimas semanas ajudou, e as perspectivas são mais positivas para a data comemorativa deste ano." Koch afirma que um levantamento realizado pela FCDL-RS aponta que, em alguns segmentos, como lojas de roupas, as vendas devem subir de 15% a 30%. "Nessa época do ano, os consumidores ainda compram itens para o inverno", destaca o dirigente.
Fonte: Jornal do Comércio de Porto Alegre