Decreto de feriados, devido ao evento esportivo, tem atrapalhado as vendas para a data comemorativa. Entidades estimam alta de só 2,5% frente a 2015
São Paulo - Para os comerciantes do Rio de Janeiro nem tudo é festa com a realização dos Jogos Olímpicos na cidade. Por conta do evento esportivo, os varejistas cariocas devem registrar vendas mais fracas durante o Dia dos Pais, no domingo (14).
Segundo o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL Rio), o comércio da cidade olímpica deverá vender 2,5% mais presentes para os pais dos consumidores do que o observado no ano passado. O número, no entanto, poderia ser maior não fosse o megaevento esportivo que a cidade recebe.
"Os feriados que a prefeitura do Rio de Janeiro tem decretado por conta da Olimpíada não tem ajudado muito nesse sentido. Se por um lado atrai o turismo, por outro esvazia a cidade, principalmente em zonas afastadas de onde acontecem as competições. Por isso, acreditamos que o Dia dos Pais poderia ser melhor do que o projetado", disse ao DCI o presidente do CDL Rio, Aldo Gonçalves.
Além do movimento mais moderado, o tíquete médio gastos pelos consumidores será ainda menor que o observado na data de 2015, quando, em média, cada cliente gastou R$ 101,72, de acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (FecomercioRJ), para presentear os pais.
Neste ano, o valor estimado é de R$ 100,97, o que representa uma perda de quase 10% no poder de compra do consumidor.
"Os principais presentes devem ser mesmo os acessórios, carteiras e roupas. A inflação alta e o desemprego, que seguem crescendo, tem corroído o poder de compra dos clientes e acaba por diminuir o tíquete", analisa.
Ainda segundo a FecomercioRJ, os presentes mais citados pelos consumidores que pretendem presentear alguém neste Dia dos Pais são roupas (47%), perfumes e cosméticos (12%), calçados e acessórios (12%), relógios e joias (3%). Ao todo, a data deve ajudar a injetar mais de R$ 5,6 bilhões na economia brasileira.
Shoppings
Na contramão do comércio de rua, alguns shoppings cariocas apostam alto nas vendas de Dia dos Pais deste ano.
Na última quinta-feira (4), o Recreio Shopping, localizado no bairro homônimo, inaugurou a expansão do mall que consumiu mais de R$ 160 milhões em investimentos.
A data sazonal, no entanto, ficou em segundo plano no caso do empreendimento, já que o objetivo da administradora BR Malls era inaugurar os 9 mil metros quadrados adicionais de área bruta locável a tempo do início dos Jogos Olímpicos. Ao todo, 27 novas lojas foram inauguradas no complexo.
"Dentro de dois anos faremos entregas sucessivas ao público do Recreio Shopping. Inauguramos agora a expansão, mas ela não é a grande novidade do shopping por si só. Ela marca o início de grandes novidades que vamos trazer ao longo dos próximos anos, com eventos exclusivos e atrações inéditas", afirma o superintendente do Recreio Shopping, Diego Peralta.
Por ter capital aberto, a companhia preferiu não divulgar sua expectativa de vendas para este Dia dos Pais.
Para atrair os clientes, o concorrente Partage Shopping São Gonçalo programou shows musicais acústicos durante às quintas e sextas-feiras deste mês. Com isso, a expectativa é aumentar as vendas em até 4% na comparação com a data sazonal do ano passado.
E-commerce
Na internet, ao menos, as vendas prometem ser "de ouro". Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa é de que o e-commerce fature mais de R$ 1,8 bilhão no Dia dos Pais deste ano, o que significaria um incremento de 11% frente ao mesmo período de 2015.
Ainda de acordo com a associação, as lojas virtuais do País devem receber cerca de 5,93 milhões de pedidos, com um tíquete médio estimado de R$ 315. As categorias com maior volume de vendas, na visão da entidade, devem ser: celulares, informática, eletrônicos, moda e acessórios e perfumes.
No ano passado, desgastado por conta da crise econômica, o comércio eletrônico foi responsável por movimentar R$ 1,51 bilhão durante o Dia dos Pais, de acordo com a E-bit.
Fonte: DCI