Atacarejo lidera em representatividade para famílias

Leia em 2min

 

Segundo levantamento, o atacarejo é o único tipo de loja que continua observando crescimento no volume de produtos vendidos este ano

 

São Paulo – O atacarejo já é o tipo de loja com maior representatividade entre as famílias brasileiras, de acordo com levantamento da Nielsen. Pesquisa apresentada durante lançamento da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas), que reúne as grandes do atacarejo, aponta que esse tipo de loja atinge 46,4% dos domicílios, superando este ano neste critério os supermercados, depois de já ter superado os hipermercados em 2015.

 

Segundo o estudo, 415 mil famílias abandonaram os hipermercados este ano, aumentando a preferência pelo atacarejo. A explicação, de acordo com a diretora da Nielsen, Daniela Toledo, é a busca dos consumidores por menores preços.

 

O atacarejo é o único tipo de loja que continua observando crescimento no volume de produtos vendidos este ano, ainda de acordo com os dados do levantamento.

 

As vendas em volume cresceram 14,4% entre janeiro e setembro de 2016 na comparação com igual período do ano passado enquanto os outros tipos de varejo juntos tiveram uma queda de 4,2% nas vendas em volume.

 

Parte da explicação para o crescimento é que o atacarejo vem investindo pesado em abertura de novas lojas. Em 2016, a Nielsen calcula que um terço do crescimento de vendas possa ser explicado pela abertura de lojas novas.

 

Esta tendência, porém, avaliou Daniela, tende a diminuir conforme o formato se torna mais maduro, com uma participação já relevante no consumo das famílias.

 

No curto prazo, no entanto, as redes tem mantido os planos de expansão. O Atacadão, que pertence ao Carrefour, vai encerrar o ano com 12 inaugurações, segundo seu presidente, Roberto Müssnich. A expectativa é manter um ritmo parecido em 2017.

 

No Assaí, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), o ano se encerra com 13 inaugurações. Para 2017, serão de 6 a 8 lojas novas, além de 15 pontos de venda que vão deixar de ser hipermercados Extra para virarem atacarejos.

 

A rede Roldão também tem planos para expandir no próximo ano. Segundo seu presidente, Ricardo Roldão, serão ao menos seis inaugurações em 2017, fazendo a rede chegar a 36 pontos de venda.

 

Fonte: Exame


Veja também

Black Friday exige cautela redobrada do consumidor

  A proximidade da Black Friday, realizada na sexta-feira, dia 25, faz com que muitas empresas já iniciem s...

Veja mais
Banco Central sinaliza interrupção na intervenção do câmbio

  Na sessão desta terça-feira, o dólar interrompeu quatro quedas consecutivas e avanço...

Veja mais
Demanda do consumidor por crédito cai 1,5% em outubro, diz Boa Vista SCPC

  A demanda do consumidor por crédito registrou queda de 1,5% na passagem de setembro para outubro, descont...

Veja mais
Procon está de olho em maquiagem de preço durante Black Friday

  Na edição de 2015, esse foi o principal motivo das mais de cem reclamações registrad...

Veja mais
Comércio de Blumenau projeta aumento de até 15% nas vendas da Black Friday

Lojistas apostam na data como uma alavanca das vendas para o Natal   Da internet para as prateleiras do com&eacut...

Veja mais
Black Friday ‘rouba' vendas do Natal

Segundo pesquisa, 48% dos consumidores pretendem antecipar compra de presentes na megaliquidação que acont...

Veja mais
Venda de celular básico sobe 48% no 3° tri

São Paulo - O crescimento das vendas de celulares no terceiro trimestre deste ano no Brasil foi puxado, principal...

Veja mais
Black Friday: quase 90% dos consumidores pretendem comprar

  Cerca de metade dos entrevistados quer antecipar compras do Natal na data, diz Google   RIO - A Black Fri...

Veja mais
Impostos podem cair 40% com volta da cachaça ao Simples, prevê setor

  A estimativa é do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). A inclusão da bebida, ao lado do...

Veja mais