São Paulo - Com a perspectiva de estabilidade na taxa de inadimplência este ano, frente ao ano passado, a varejista de moda Renner sinalizou na última sexta-feira que o ambiente para liberação de crédito aos consumidores se mostra melhor em janeiro deste ano.
"Em 2016 a companhia conseguiu melhorar a qualidade da carteira e aumentar a recuperação de crédito. O provisionamento foi menor, e a companhia projeta uma estabilidade de perdas para 2017. Os números de janeiro foram bons", afirmou, em teleconferência com analistas na semana passada, o diretor financeiro e de relações com investidores da varejista, Laurence Gomes.
De acordo com o balanço operacional da companhia referente ao último trimestre do ano passado, as perdas no cartão Renner foram de 2,7% sobre a carteira entre os meses de outubro a dezembro. O informe também apontou que as perdoas em créditos caíram 22,7%, para R$ 67,5 milhões. Para o executivo, o esforço da varejista em melhorar a carteira e o esforço no serviço de cobrança de inadimplentes também favoreceram o dado. Ele também ressaltou a entrada em operação da Realize Crédito, financeira que fará a gestão da parte de cartões de crédito e crédito pessoal da Renner. "O custo é maior, mas é compensado pela maior agilidade e suporte ao varejo", analisa.
Gomes comentou ainda que alguns aspectos macroeconomicos ajudarão no melhor ambiente de negócio para este ano. Entre eles o executivo ressaltou a queda na taxa básica de juros (Selic). "O movimento de redução dos spreads bancários também são positivos para o consumo e devem resultar na redução da inadimplência."
A Lojas Renner voltou a ter queda nas vendas no conceito mesmas lojas no quarto trimestre, ainda afetada pelo cenário adverso para o varejo, diante da recessão do país.
Paula Cristina
Fonte: DCI - São Paulo