INSS reduz em 132 mil a concessão de novos benefícios em 2017

Leia em 3min 50s

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o balanço do atendimento aos segurados e o volume de novos benefícios concedidos nos primeiros cinco meses de 2017. Na comparação com o mesmo período de 2016, o total de benefícios caiu 6,01%, de 2,18 milhões para 2,05 milhões. A redução foi de 132.711 casos.

Em média, foram 26,5 mil novos benefícios por mês a menos em 2017. Considerando que o valor médio é de R$ 1.371, a redução no volume de concessão gerou uma queda de R$ 35,6 milhões na despesa do instituto. 

 

Entre os dois períodos analisados, não houve nenhuma mudança significativa no processo de concessão de benefícios a ponto de justificar alteração no total de pedidos analisados e concedidos pelo instituto.

As mudanças nas regras das aposentadorias, pensões e auxílios por incapacidade temporária estão previstas na chamada Reforma da Previdência, que está no Congresso. A principal alteração é a implantação da idade mínima: 60 anos para a mulher e 65 anos para o homem, com 30 e 35 anos de contribuição obrigatória, respectivamente.

 

A  comparação dos dados de concessão apresenta queda nas três modalidades de benefícios: previdenciários (-5,2%), acidentários (-14,1%) e assistenciais (-11,4%). Os benefícios previdenciários são aqueles que o segurado tem direito por estar em dia com as contribuições ao INSS. Os benefícios acidentários são aqueles relacionados com doença ou acidente de trabalho. Já os assistenciais são os pagamentos especiais para segurados protegidas por lei (idosos e pessoas com deficiência).

 

Em 2009, o governo havia anunciado um plano de expansão da rede de agências. A meta era chegar em 2010 com 1.830 postos espalhados pelo País. O foco do plano de expansão era os municípios com mais de 20 mil habitantes que ainda não tinham INSS. Sete anos depois, a rede de agências do instituto não chega a 1.500 endereços, segundo dados do próprio governo.

 

"O governo continua castigando a população pela desídia da administração da coisa pública. Eu não vi, assim como nenhum cidadão brasileiro, o governo cortar no supérfluo, cortar o 15º salário, cortar carros, jatinhos, copeiras, motoristas e serviçais mil seja, no Legislativo, seja no Judiciário, seja no Executivo. Agora, cortar para a população sempre parece ser um caminho fácil e seguro e é isso o que eles fazem. O resultado são filas gigantescas e uma população cada vez mais desatendida nas suas necessidades básicas e desesperançada", diz a advogada e professora de Direito Previdenciário Tonia Galleti. 

A professora afirma também que fez o agendamento para o pedido de aposentadoria por idade da mãe no início de julho. "Consegui data só para novembro", disse Tonia.

 

Outro lado

O INSS informou que está implantando um novo modelo de interação entre o instituto e os segurados para melhor o atendimento. Este novo modelo de fluxo de atendimento e de processos é chamado de “INSS Digital”. Por conta de implantação do projeto, o INSS afirmou em nota que considera "precipitada" a comparação do volume de benefícios concedidos e que é preciso mais tempo para ser feita uma mensuração. 

 

Entre as principais mudanças implantadas está um portal de serviços. O "Meu INSS" (https://meu.inss.gov.br/central/index.html) é acessível por meio de computador ou celular. A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas. Desde seu lançamento no início do ano, mais de um milhão e meio de usuários já se cadastraram para acessar o portal.

 

No "Meu INSS", o segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Na ferramenta também estão disponíveis Histórico de Crédito, Carta de Concessão, Declaração do Benefício (Consta/Nada Consta), Declaração de Regularidade do Contribuinte Individual e Consulta Revisão de Benefício – Artigo 29. Além disso, é possível encontrar uma agência do INSS mais próxima e agendar atendimento.

 

Outra vertente do "INSS Digital" é a ‘prova de conceito’ que está sendo testada atualmente em um conjunto de agências do Rio Grande do Norte e que, em breve, será expandida nacionalmente. Esse novo fluxo de atendimento, que combina aspectos presenciais e remotos, promete revolucionar a atual forma de atender do instituto.

 

De acordo com o INSS, "o objetivo é facilitar a vida do segurado, promover qualidade de vida para os seus funcionários e mitigar problemas como falta de agências físicas".


Fonte: R7

 

 

 


Veja também

Custos com mão de obra pressionam preços do setor

Os preços dos serviços e materiais usados na construção civil voltaram a subir em julho, mas...

Veja mais
Monitor do PIB da FGV mostra retração de 0,9% em maio

A economia brasileira teve retração de 0,9% em maio na comparação com abril, segundo dados d...

Veja mais
País tem terceiro mês seguido de saldo positivo na criação de empregos

O Brasil fechou o mês de junho com novo saldo positivo na criação de empregos. Foram abertos 9.821 p...

Veja mais
Mercado estima inflação menor em 2017 e 2018 e vê juros mais baixos

Os economistas do mercado financeiro reduziram novamente suas estimativas de inflação para os anos de 2017...

Veja mais
Alimentos tendem a contribuir com baixa dos preços até o final de 2017

São Paulo - Apesar de possíveis altas sazonais de preço no segundo semestre, a inflaçã...

Veja mais
Imposto de Renda 2017: Receita paga nesta segunda 2º lote de restituição

A Receita Federal vai pagar nesta segunda-feira (17) o segundo lote de restituição do Imposto de Renda de ...

Veja mais
CLT era empecilho para modernização, diz secretário do Ministério da Fazenda

O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Mansueto Almeida, avaliou no s&aa...

Veja mais
Aprovação do Refis afetará a arrecadação, diz Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que a versão do Programa Especial de Regularizaçã...

Veja mais
Indicador frustra previsões para PIB

A economia pisou no freio e frustrou as expectativas ao mostrar contração em maio, informou o Banco Centra...

Veja mais