O presidente Michel Temer se comprometeu a prorrogar o prazo de adesão ao programa de regularização referente ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) de 29 de setembro para 30 de novembro deste ano, afirmou a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em nota.
De acordo com a entidade, o compromisso foi acertado na noite de terça-feira (26) entre Temer e o presidente da FPA, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), e a relatora da medida provisória sobre o Funrural, deputada Tereza Cristina (PSB-MS).
"O importante é garantir segurança jurídica ao produtor rural para que ele possa escolher a melhor opção de pagamento da dívida", disse Nilson Leitão, no comunicado.
Ainda segundo a FPA, a expectativa é de que uma nova medida provisória seja editada para garantir a extensão do prazo, sem interferir na atual tramitação da MP 793/2017, publicada no início de agosto.
Nesse meio tempo, a promulgação de uma resolução pelo Senado sobre o Funrural vem gerando incertezas em importantes mercados de grãos como o do Paraná, paralisando vendas em algumas praças e adicionando lentidão nos negócios do produto.
Perdão
A bancada ruralista pretende manter as negociações com o governo em torno da possibilidade de perdão da dívida dos produtores. Por isso, ninguém quer que eles assumam uma dívida perante à União sem necessidade. /Agências
Fonte: DCI São Paulo