Vendas no Dia das Crianças crescem após dois anos de quedas

Leia em 2min

São Paulo - Dois estudos divulgados na sexta-feira (13) apontaram um crescimento nas vendas do Dia das Crianças, após dois anos de retração, aumentando expectativas para o Natal - data mais importante do varejo.

 

A primeira pesquisa, do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apontou para um crescimento de 3% nas vendas da data comemorativa, frente ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento, os presentes mais procurados durante o período foram os bonecos e bonecas (31%) e roupas e calçados (22%). O tíquete médio girou em torno de R$ 194,00.

 

"O dado é positivo especialmente quando se considera que o Dia das Crianças desenha a tendência de vendas melhores que deve se consolidar no Natal", afirmou o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, observando que o arrefecimento da crise política e os primeiros sinais de retomada levaram os consumidores "às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorativas de 2017".

 

Neste ano as vendas do Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais tiveram quedas de 9,61% 5,50%, 2,18%, respectivamente, segundo a empresa. Já o dia das Crianças sofreu retração de 9,02% em 2016 e de 8,95% em 2015 de acordo com a medição do SPC Brasil.

 

Tendência

 

Já os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostraram que em 2017 as vendas do comércio para o Dia das Crianças subiram 2,7%, se comparadas com o resultado de 2016 - ano em que foi observada queda de 4,2%. Em 2015, o recuo foi de 3,4%. A entidade, contudo, já havia percebido crescimento em outras datas comemorativas de 2017, com exceção do Dia dos Pais (que caiu 0,5%).

 

A Boa Vista SCPC também afirmou que "a elevação segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica em geral, ambiente que contempla um reaquecimento gradual do mercado de trabalho e retorno do consumo das famílias". O cálculo do volume de vendas para a data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC entre os dias 1 e 12 de outubro.

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 

 


Veja também

Ganho de mercado das grandes redes de farmácias vai acelerar no pós-crise

São Paulo - Nos últimos dois anos, a participação das 28 maiores redes de farmácias, ...

Veja mais
Com queda no preço dos alimentos, população de baixa renda volta às compras

São Paulo - Depois de passar dois anos consumindo apenas o básico, as famílias de baixa renda est&a...

Veja mais
Redes de varejo e indústria ampliam suas áreas de atuação

São Paulo - Com a recuperação gradual da economia brasileira, o varejo também começa ...

Veja mais
Aos poucos, consumidores retomam planos

São Paulo - Os consumidores dizem que ainda não sentiram o alívio da inflação nas des...

Veja mais
Mercado sobe para 3% estimativa de inflação em 2017

O mercado financeiro subiu pela segunda semana consecutiva sua estimativa de inflação para este ano, que v...

Veja mais
Estudo mostra otimismo no emprego

O próximo ano promete ser de retomada econômica. Pelo menos, é o que acredita mais de 79% dos profis...

Veja mais
"PIB pode crescer até 3% em 2018", diz Meirelles

Washington, EUA - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ressaltou que a estimativa do governo para o crescimento do...

Veja mais
Desafio do varejo será sustentar crescimento

São Paulo - Em uma espécie de gangorra, as vendas do varejo nacional em agosto mostram que a verdadeira di...

Veja mais
Melhoria da renda aquece comércio mineiro

O volume de vendas do comércio varejista em Minas avançou 5% em agosto no comparativo com igual mês ...

Veja mais