São Paulo - A consolidação da Black Friday dentro do varejo brasileiro trouxe consigo um maior preparo do consumidor sobre as ofertas. Com medo de cair em ciladas, 73% dos brasileiros acompanhou, ao longo do mês, os preços dos produtos que queriam comprar na última sexta-feira de novembro.
O número faz parte de uma pesquisa da PayPal, feita em parceria com a QualiBest, que mapeou o comportamento do consumidor digital na Black Friday. "Ela demonstra que tem fôlego para rivalizar com o Natal e até com o Dia das Mães - as principais do calendário nacional", dizia o estudo.
Quanto aos motivos que levam os consumidores a comprar na Black Friday, 55% disseram aproveitar a data para adquirir produtos com descontos; 51%, para comprar algo que procuram há algum tempo; e 33%, para antecipar algumas compras de Natal.
Sobre as formas de pagamento, o estudo mostrou 58% deles afirmam ter alguma carteira eletrônica. Dentre os que não têm carteira eletrônica, 59% conhecem o produto, mas não sabem direito como ele funciona; 30% conhecem bem; e 11% não conhecem.
Além disso, 16% dos entrevistados "concordam totalmente" que transações realizadas por meio de carteiras digitais são mais seguras do que via cartão de crédito; outros 31% "concordam em parte" com a afirmação; e somente 4% "discordam totalmente" da premissa.
Fonte: DCI São Paulo