A contagem regressiva para o Carnaval já começou. Ontem, muitos foliões em Fortaleza já arrumavam as malas para pegar a estrada, faziam os últimos ajustes nas fantasias ou garantiam as compras nos supermercados, que estimam alta nas vendas no período. Cair na folia, no entanto, está 5,32% mais caro. Essa é a média da inflação apontada por pesquisa nacional feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE).
O levantamento considera período entre fevereiro de 2017 e janeiro deste ano. A porcentagem está acima dos 3,22% da inflação do período. A alta foi puxada pelo preço dos combustíveis – só a gasolina subiu mais de 13,61%-, mas também pelos preservativos (9,88%) e excursões (6,03%).
Ainda assim, a movimentação em torno da folia embala a alegria de comerciantes de diversos setores. Os supermercados, por exemplo, projetam crescimento nas vendas em torno de 10% em relação a igual período do ano passado, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).
Decoração, marchinhas, lugar de destaque para bebidas e carnes, e ofertas são estratégias para atrair clientes. “Isso não pode faltar. Até por conta do incremento no volume das compras de determinados produtos é possível negociar preços melhores com fornecedores, o que nos permite também fazer ofertas mais atrativas, explica o diretor da Acesu, Engel Rocha.
Para garantir este pique, muitos estabelecimentos reforçam o mix de serviços. No Pinheiro Supermercado de Aracati, o diretor comercial e de marketing, Alexandre Pinheiro, explica que além das ofertas em itens como fraldinha, cerveja e refrigerantes, haverá maior diversidade de cardápio durante todo o dia.
Compras
Supermercados funcionarão todos os dias de Carnaval. Em Fortaleza, procura chega ao ápice hoje e amanhã. No Interior, movimento intenso segue até a Quarta-feira de Cinzas
Fonte: Jornal O Povo