Após apresentar deflação em 2017, o Índice de Preços dos Supermercados (IPS) feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e FIPE, apresentou alta de 0,98% em janeiro. O ligeiro aumento está relacionado a maioria das categorias que compõem o Índice, com destaque para o grupo dos Legumes (25%).
O mês, no entanto, tem apresentado alta de preços ao longo dos anos. Ante ao mesmo período de anos anteriores, apenas 2017 superou o resultado registrado em 2018. “Janeiro é um mês em que observamos deflação somente por três vezes em 24 anos. Portanto, a inflação mensal observada não é surpreendente para o período”, avaliou Thiago Berka, economista da APAS.
Sobre as categorias de produtos que mais sofreram aumento, a análise aponta ocorrência na maior parte dos grupos. “Das 27 subcategorias que compõem o IPS, 19 tiveram aumento. Por ser um crescimento já esperado, o aumento não mudará a projeção da APAS para a inflação nos supermercados estabelecida para 2018, que é de alta na ordem de 3% a 4%”, finaliza Berka. / Da Redação
Fonte: DCI São Paulo