A conclusão de um acordo para comércio bilateral entre o Mercosul e a União Europeia pode estar próximo. O assunto foi discutido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com 25 embaixadores da União Europeia.
O encontro, que contou com a participação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, ocorreu nesta terça-feira, 20 de fevereiro, e teve como objetivo discutir a relação direta entre o Brasil e os países do bloco econômico europeu.
Conforme o Ministério da Agricultura, o embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, declarou acreditar que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia está próximo.
Durante o encontro, o embaixador da União Europeia no Brasil destacou ainda que não poderia antecipar nenhum resultado sobre a auditoria enviada recentemente pelo bloco econômico para inspecionar frigoríficos brasileiros após a Operação Carne Fraca. Segundo João Cravinho, as informações ainda estão sendo analisadas.
O ministro Blairo Maggi afirmou que o Brasil está aberto para ampliar o comércio com a União Europeia. No encontro realizado nesta terça-feira, Maggi apresentou um panorama sobre a agricultura brasileira e os avanços registrados quanto à preservação ambiental.
"No ano passado apresentei os dados no Parlamento Europeu. Quero mostrar que a agricultura brasileira é feita com responsabilidade e respeito ambiental", disse Maggi.
Fonte: Mato Grosso Agro