O preço dos combustíveis vai aumentar esta segunda-feira, depois de várias semanas consecutivas com descidas. De acordo com o Jornal Económico, a evolução das cotações em euros aponta para uma subida mais acentuada no gasóleo do que na gasolina.
"A partir de segunda-feira o gasóleo aumenta 2,1 cêntimos, enquanto a gasolina 95 passa a valer mais 1,2 cêntimo por litro", afirmou uma fonte do sector ao referido jornal.
Estes aumentos estão previstos tanto para as bombas das principais gasolineiras como para os postos de abastecimento dos hipermercados. O JE lembra ainda que esta é a primeira subida do gasóleo em seis semanas, sendo que no caso da gasolina 95 este é o primeiro aumento neste mês.
A Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) indica que o preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal é actualmente 1,552 euros enquanto que o do gasóleo é 1,304 euros.
Este domingo, o presidente da Prio - rede de postos de gasolina -, Pedro Morais Leitão, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que o preço dos combustíveis em Portugal é elevado, defendendo o alívio da carga fiscal no sector. "Acredito que se deve baixar os impostos em geral e também baixá-los nos combustíveis. Acredito que isso seria, no caso português, bom para a economia", frisou.
Pedro Morais Leitão mostrou-se ainda satisfeito com a chegada da factura detalhada nos combustíveis, recentemente aprovada na generalidade no Parlamento.
O presidente da Prio falou ainda sobre o facto do Intermarché continuar a comprar combustível a empresas que estão a ser investigadas por contrabando em Espanha, considerando que a empresa portuguesa tem de ter "uma postura diferente". "A partir do momento que sabe que as pessoas estão a ser investigadas e multadas pelo regulador, o Intermarché tem de ter uma postura diferente. Não pode, simplesmente, ignorar o problema. E eles saberão isso porque, na verdade, depois conseguem vender mais barato", acrescentou.
Fonte: Sábado