Nos primeiros quinze dias de abril, o movimento de vendas do varejo paulistano aumentou em média 3,6% na comparação com o mesmo período de 2017, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
“É um crescimento moderado. As vendas em geral se acomodaram e não estão acelerando tanto quanto se esperava. De qualquer forma, os números estão bem melhores do que os de 2017”, comenta o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.
Na primeira quinzena de abril do ano passado, o balanço registrou avanço médio de 1,2%; Burti lembra aida que à época, após sofrer fortes retrações, o varejo começou a reagir com a liberação do FGTS inativo.
De acordo com o levantamento, as vendas à vista caíram 4,8% na primeira quinzena de abril de 2018, na comparação interanual, impactadas pelas temperaturas relativamente altas no período, inibindo o consumidor a comprar itens da moda outono/inverno.
Já as transações a prazo tiveram crescimento de 12% na mesma base de comparação, puxado pelos bens duráveis, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos. “Uma das causas é circunstancial, a Copa do Mundo, que estimula a procura por TVs. A outra é de cunho macroeconômico: queda dos juros, alongamento dos prazos, recuperação da massa salarial”, diz Burti.
Em relação à primeira quinzena de março, o comércio paulistano apresentou um recuo médio de 7,8% nas vendas, “resultante do dia útil a menos nos 15 primeiros dias de abril”, finaliza Burti.
Fonte: DCI São Paulo