Poucas vezes nos últimos 22 anos os brasileiros ficaram tão preocupados com o emprego quanto agora. O Índice do Medo do Desemprego subiu para 67,9 pontos em junho, valor que está 4,2 pontos acima do registrado em março, e está entre os maiores das série histórica iniciada em 1996.
Apenas em maio de 1999 e em junho de 2016, o indicador alcançou 67,9 pontos. Os dados foram divulgados ontem (9), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador varia de zero a 100 pontos. Quanto maior o índice, maior o medo do desemprego.
O dado de junho ficou 18,3 pontos acima da média histórica. “O medo do desemprego voltou para o maior nível que tinha alcançado na crise, porque a recuperação da economia está lenta e as pessoas ainda não perceberam queda da inflação e melhora no emprego”, diz o gerente-executivo de pesquisas e competitividade da CNI, Renato da Fonseca.
O levantamento mostra ainda que a satisfação com a vida diminuiu, para 64,8 pontos, o menor nível desde junho de 2016. Quanto menor o indicador, menor é a satisfação com a vida.
Fonte: DCI São Paulo