São Paulo - As vendas do varejo brasileiro subiram 0,5 por cento em julho ante o mesmo mês do ano passado, descontada a inflação, informou nesta quinta-feira a companhia de meios de pagamento Cielo.
O número mostra uma desaceleração pelo segundo mês seguido após as altas na comparação anual de 2,2 por cento em junho e de 3 por cento em maio, com impactos de efeito calendário. Em termos nominais, a alta foi de 4,4 por cento em relação ao ano anterior.
O mês de julho foi prejudicado pelo calendário, uma vez que neste ano o mês teve uma terça-feira a mais e um sábado a menos, dia da semana geralmente mais forte para o varejo. Além disso, o feriado da Revolução Constitucionalista no Estado de São Paulo, que em 2017 caiu em um domingo, neste ano ocorreu na segunda-feira.
A Cielo informou ainda que os dois jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo que aconteceram no mês de julho também tiveram efeito negativo de 1 ponto percentual nas vendas do varejo.
Ajustados aos impactos do calendário, o índice deflacionado mostra alta de 1,4 por cento, o que representa uma leve aceleração em relação ao observado no mês de junho, quando a alta foi de 1,1 por cento. Já o ICVA nominal com ajuste do calendário subiu 5,3 por cento ante um ano antes, após alta de 4,4 por cento em junho.
"O ICVA nominal ajustado aos efeitos de calendário manteve a trajetória de retomada que vinha sendo apresentada nos últimos meses. Vale ressaltar que esse resultado foi impulsionado por uma aceleração da inflação, especialmente em alimentos, combustíveis e viagens, o que pode ser observado no ICVA deflacionado", disse Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo, em comunicado.
Fonte: Reuters