São Paulo - A confiança do comércio no Brasil voltou a melhorar em agosto após quatro recuos seguidos diante da melhora das expectativas, segundo os dados divulgados nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas. Com alta de 1,1 ponto, o Índice de Confiança do Comércio (Icom) foi a 89,9 pontos neste mês, mostrou a FGV.
“A reação da confiança do comércio em agosto é tímida diante dos resultados negativos recentes. As empresas continuam avaliando a situação atual de forma desfavorável, mas já esboçam uma melhora nas expectativas em relação aos próximos meses”, disse o coordenador da FGV/IBRE, Rodolpho Tobler, em nota.
O Índice da Situação Atual (ISA-COM) recuou 0,8 ponto, para 85,7 pontos no mês, atingindo o menor nível em oito meses, mas o Índice de Expectativas (IE-COM) avançou 2,8 pontos, para 94,6 pontos.
Tobler acrescentou que a combinação dos resultados sinaliza que “o setor continua se recuperando lentamente, sujeito aos níveis de incerteza e da também lenta evolução do mercado de trabalho”.
Após a greve dos caminhoneiros ter abalado a confiança de forma generalizada no país, as atenções se voltam agora com mais força para o cenário eleitoral, a poucos meses do pleito presidencial em outubro. As preocupações eleitorais já levaram o dólar para a casa dos 4 reais nos últimos dias, com receios de uma eleição de um governo menos comprometido com reformas.
Fonte: Reuters