Em uma época na qual o termo "tempo é dinheiro" não poderia ter uma conotação mais literal, as escolhas de consumo têm sido diretamente impactadas pela necessidade da realização de tarefas da forma mais prática possível - segundo a Kantar Consulting, 82% dos consumidores buscam cada vez mais formas de simplificar a sua vida. Registrando crescimento maior do que a cesta de consumo massivo nos últimos três anos, o mercado de limpeza doméstica no Brasil, de acordo com dados levantados pela Kantar Worldpanel, tem assistido a um aumento do consumo de itens que facilitam a vida de quem tem de higienizar a casa.
Para exemplificar, limpadores sanitários cresceram 22% em volume nos últimos 12 meses terminados em junho de 2018 na comparação com o mesmo período do ano passado. Saponáceos, água sanitária combinada com alvejante e cloro e detergente de roupa concentrado registraram alta de 17%, 10% e 8%, respectivamente.
E como o dinheiro também está na ordem do dia, as embalagens maiores - big sizes - se destacam como as opções mais econômicas, não por acaso a categoria cresce exclusivamente por meio de produtos com 2 quilos ou mais. Reforçando a tendência de escolhas inteligentes e controle dos gastos, o atacarejo se estabelece como principal canal para a cesta de limpeza - mais de 1,7 milhões de novos domicílios adquiriram produtos para higiene do lar no canal.
Importante notar, no entanto, que o valor não é único fator que leva à decisão do shopper: 48% dos brasileiros valorizam a boa qualidade. Definitivamente, o consumidor e suas escolhas são cada vez mais complexas!
Fonte: Luisa Teruya Uehara, Executiva de Marketing Senior da Kantar Worldpanel