Neste Black Friday, 84% dos brasileiros pretendem adquirir um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico na data que se tornou uma das mais importantes para o comércio brasileiro, como smartphones, televisores, notebooks e refrigeradores. Para isso, segundo pesquisa feita pela Bridge Research1 e Samsung, 77% dos entrevistados revelaram se preparar financeiramente durante os meses que antecedem a data para adquirir novos produtos e 63% pretendem antecipar as compras de Natal já na penúltima sexta-feira do mês de novembro.
Em paralelo, o estudo também indica que 97% das pessoas não deixam de comparar os valores dos produtos em oferta com outras datas antes de adquiri-los. Assim, para a maior parte dos compradores, preço (75%) e marca (50%) são os quesitos mais observados na hora de investir em um novo eletroeletrônico ou eletrodoméstico. Já as preferências por compras em lojas online (58%) e físicas (42%), apesar de se manterem quase equilibradas, não dispensam as pesquisas realizadas pela Internet antes da compra de qualquer produto, conforme revelado por 95% dos participantes do estudo.
Segundo a pesquisa, entre os itens mais presentes na lista de compras, estão os smartphones, mencionados por 75% das pessoas, seguido de TVs (58%) e notebooks (36%). Os refrigeradores (26%), tablets (22%) e lavadoras (22%) aparecem na sequência. Segundo o consultor Adalberto Version, o consumidor que aproveitar os descontos para comprar produtos de maior valor.
- Por isso, as empresas estão investindo em ações de marketing para atrair a atenção do consumidor. Mas é interessante notar que todos pesquisam preços antes da data para não serem enganados - disse o consultor.
Para garantir que a escolha dos produtos seja certeira, empresas, como Sansung, oferece na categoria de TVs, por exemplo, uma ferramenta online que sugere ao usuário qual a TV ideal de acordo com as necessidades e preferências a partir de respostas simples.
Fonte: O Globo/RJ