Acompanhando as outras datas comemorativas que cresceram em 2018, as vendas na edição deste ano da Black Friday deverá avançar também. A estimativa da Boa Vista SCPC é que a alta fique em torno de 4,5% na comparação com o evento do ano passado.
De acordo com a equipe econômica da entidade, o avanço na Black Friday, que tem um forte apelo promocional, deve ficar acima do registrado em datas como Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Páscoa. "Na Páscoa, as vendas registraram alta de 3,2%; no Dia das Mães, 4%; no Dia dos Namorados, 2,2%; 2,8% no Dia dos Pais; e 2,2% no Dia das Crianças", detalhava o relatório da entidade.
Entre os motivos para o otimismo, os economistas da Boa Vista SCPC apontam a melhora das condições de financiamento, tanto na oferta por parte dos bancos, quanto nos juros mais atraentes.
Entre os itens mais vendidos na data, destacam-se eletrônicos e eletrodomésticos, itens de valor mais elevado cujas vendas dependem das condições do crédito. "Além disto, ano após ano os consumidores têm aproveitado as promoções da Black Friday para já antecipar as compras de Natal, o que também vem favorecendo o movimento do comércio na data", dizem os economistas.
Dia das Crianças
Em outubro se dá uma das datas mais relevantes para o varejo: o Dia das Crianças. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) a receita do varejo brasileiro cresceu 3,2% em outubro, sobre um ano antes. "Em outubro tivemos o segundo mês de desaceleração seguida, o que ainda não havia ocorrido este ano", observa Gabriel Mariotto, diretor de Inteligência da Cielo.
Apesar do resultado positivo, ele diz que ainda não é possível dizer se há uma mudança da trajetória de recuperação do varejo, "ou se é apenas uma oscilação natural". Segundo o indicador, no dia 12 de outubro houve crescimento nominal de 10,2% sobre um ano antes. Os destaques nas vendas foram em Livrarias, Papelarias e Recreação, com crescimento nominal em torno de 20% na comparação anual.
Fonte: DCI