Cerca de 65% do comércio de bairros mais atingidos pela forte chuva do último dia 6 na capital fluminense foram prejudicados, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ). A entidade estima prejuízo de R$ 76,6 milhões.
Para 29,4% dos empresários consultados, o estabelecimento foi afetado pela falta de funcionários que não conseguiram chegar ao local de trabalho. Já em 24% dos locais, houve danos na estrutura física. O mesmo percentual também afirmou ter tido perda de mercadorias com as chuvas no período. Em 23,2% dos estabelecimentos, houve alagamento, e em 12,4% foi registrada falta de energia elétrica. Entre aqueles que afirmaram terem sido afetados, 74,4% tiveram perda ou queda no faturamento.
A maioria dos entrevistados demorará de um mês (46,5%) até três meses (33,3%) para recuperar o prejuízo. A prefeitura da capital decretou ponto facultativo nesta quarta-feira (13) diante da previsão de fortes temporais na cidade.
Carnaval
Ao mesmo tempo, os lojistas estão animados com o movimento em estabelecimentos especializados em produtos para o Carnaval, principalmente pelo grande número de foliões dos cerca de 500 blocos de rua que vão desfilar pelos bairros da capital do Rio de Janeiro.
A expectativa do comércio carioca é de um incremento de 1,5% nas vendas até o fim do Carnaval em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio). O preço médio das compras será em torno de R$ 100,00.
Fonte: DCI São Paulo