A fim de estimular o varejo, o turismo interno e movimentar a economia, o governo federal anunciou a realização da Semana do Brasil, na semana de 7 de setembro. A ocasião deve ser uma espécie de Black Friday, com promoções e ofertas, feitas por meio de parceria entre o governo e a iniciativa privada. A ideia surgiu devido ao vazio de ações e datas promocionais no mês de setembro.
“Setembro é um mês de baixo apelo promocional, mas importante por ser um termômetro de confiança que antecede o último trimestre de cada ano. Queremos criar um evento para aquecer a economia, juntamente com o resgate do patriotismo, como acontece em outros países”, afirmou Marcelo Silva, presidente do IDV.
Entre alguns dos participantes da reunião de lançamento da iniciativa estavam os conselheiros do IDV Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes; Marcos Gouvêa, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza; Roberto Fulcherberger, CEO da Via Varejo; Abel Ornelas, COO da Via Varejo, além do empresário Fernando de Castro e Marcelo Silva, presidente do instituto.
Os participantes discutiram estratégias de engajamento e fortalecimento da campanha promocional, com o objetivo de criar uma nova data significativa para o varejo. Novas entidades de diversos setores deverão ser buscadas para aderir ao projeto. O setor hoteleiro deverá participar da Semana do Brasil, com promoções voltadas para o estímulo ao turismo interno.
A ação, criada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), tem como inspiração o que ocorre no varejo norte-americano, que costuma realizar promoções em feriados nacionais históricos.
Fonte: Mercado e Consumo