Os trabalhadores que desejam aderir ao saque-aniversário de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem registrar essa opção a partir desta terça-feira (1º), por meio de um aplicativo de celular ou então pelo site da Caixa Econômica Federal.
O aplicativo é o Caixa FGTS e está disponível tanto para aparelhos com sistema Android quanto aqueles com iOS. Quem preferir fazer o registro pela internet deve acessar o site da Caixa.
O saque-aniversário só valerá para o trabalhador que comunicar à Caixa que quer receber os valores anualmente. Do contrário, ele só poderá sacar o FGTS nas situações previstas em lei, entre elas compra da casa própria, aposentadoria e demissão sem justa causa – veja aqui todas as situações.
A Caixa Econômica Federal anuncia em instantes, em uma entrevista coletiva em Brasília, mais detalhes para quem pretende registrar essa opção.
O saque-aniversário começa em abril do ano que vem. Por essa modalidade, o trabalhador poderá fazer retiradas anuais das contas do Fundo de Garantia de acordo com o mês em que nasceu. Veja calendário abaixo:
· Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020;
· Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020;
· Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020;
· Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020;
· Nascidos em agostos – saques de agosto a outubro de 2020;
· Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020;
· Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020;
· Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
· Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
· A partir de 2021, o saque se mantém no mês do aniversário até os dois meses seguintes.
Fonte: G1 - Economia