Por conta da mudança de perfil do consumo brasileiro, incentivada pelas bebidas especiais, o setor de cerveja não para de crescer. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), só em 2018 foram registrados 6.800 novos produtos, entre cerveja e chope, além 210 novas fábricas abertas. O aumento no número de cervejarias registradas no mesmo ano foi de 23%.
Seguindo esta tendência, o GPA, um dos maiores grupos varejistas do país e controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, lança esta semana uma marca própria de cerveja, a Fábrica 1959 – o nome faz referência ao ano de fundação da rede Pão de Açúcar, que está entre as mais valiosas do Brasil, aparecendo em 33º lugar no ranking BrandZ 2019 da Kantar. O objetivo do GPA é alavancar ainda mais as vendas no setor cervejeiro. Os quatro rótulos já estão à venda nas lojas Extra e Pão de Açúcar de todo o país, incluindo a plataforma Pão de Açúcar Adega e os sites de comércio eletrônico.
No ranking BrandZ 2019 das 60 marcas brasileiras mais valiosas, o segmento de cerveja também continua despontando. Esse ano, as tradicionais Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Schin aparecem no ranking, a maioria nas primeiras posições. Juntas, valem quase US$16 bilhões.
A Skol ocupa o terceiro lugar do ranking somando um crescimento de US$ 7,2 bilhões. A marca esteve no primeiro lugar por seis anos consecutivos e se mantém como a cerveja mais valiosa do Brasil. A Brahma vem logo em seguida, em quarto lugar, com valor de US$ 3,7 bilhões, e a Antarctica em sexto, com US$ 2,6 bilhões.
Confira a tabela completa com todas as cervejas que participam do ranking BrandZ:
Ranking | Marca | Valor 2019 |
3 | Skol | US$ 7.253 |
4 | Brahma | US$ 3.781 |
6 | Antarctica | US$ 2.672 |
14 | Bohemia | US$ 1.302 |
28 | Schin | US$ 604 |
Fonte: BrandZ™ Top 60 Most Valuable Brazilian Brands
Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar