Desempenho das pequenas indústrias melhora

Leia em 2min 40s

As pequenas indústrias confirmaram a tendência diante da leve aceleração da economia e registraram bom desempenho no quarto trimestre de 2019. O Panorama da Pequena Indústria reforça a recuperação das empresas de pequeno porte, que apresentaram um Índice de Desempenho de 47,4 pontos em dezembro. É o maior patamar para o mês desde o início da série histórica, em 2012. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa também revela que a situação financeira das pequenas empresas melhorou no quarto trimestre de 2019. O indicador alcançou 41,1 pontos, valor 2,9 pontos acima do registrado no 4° trimestre de 2018 e 3,8 pontos da média histórica do índice.

 

"A pesquisa mostra o caminho para acelerar o crescimento das pequenas empresas. Os entraves apontados como principais impedimentos para o aumento da atividade do setor deixam claro os ajustes a serem feitos para fomentar os negócios" afirma o economista da CNI, Marcelo Azevedo. Entre os principais problemas, destaque para a elevada carga tributária independentemente do segmento industrial - transformação, extrativa ou construção. Na sequência aparecem a demanda interna insuficiente, competição desleal e falta de capital de giro.

 

"Os problemas são similares aos apontados pelas grandes empresas e chamam atenção para a urgência de medidas sistêmicas como a reforma tributária e medidas que permitam a retomada da demanda. O que chama atenção, quando olhamos para os indicadores das pequenas indústrias, é a capacidade de reação destas aos sinais iniciais de melhora da economia", comentou o gerente-executivo de Política Industrial da CNI, João Emílio. "Além das reformas, é importante prover apoio adequado para que as pequenas indústrias aumentem sua produtividade e tenham maior facilidade no acesso ao crédito, pois isso dará mais potência a este movimento de recuperação, completou.

 

Situação financeira - A pesquisa mostra que a situação financeira das empresas de pequeno porte melhorou no quatro trimestre de 2019. O Índice de Situação Financeira da pequena indústria alcançou 41,1 pontos, valor 2,9 pontos acima do registrado no 4° trimestre de 2018 e 3,8 pontos da média histórica do índice. Desde meados de 2017, a situação financeira do setor vinha oscilando perto da série histórica, sem sequências positivas. Com os crescimentos registrados no terceiro e quarto trimestre, o indicador descolou um pouco da média histórica.

 

Os dados da CNI revelam que a perspectiva para 2020 é positiva. O Índice de Perspectivas aumentou de 50,9 pontos em dezembro de 2019 para 53,1 pontos em janeiro de 2020. O indicador encontra-se bem acima da média histórica, hoje em 45,6 pontos e 0,8 ponto acima do registrado em janeiro de 2019.

 

O Panorama da Pequena Indústria também analisa o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) da pequena indústria. A confiança reforça a perspectiva positiva dos empresários e permanece alta. Em janeiro de 2020, esse indicador ficou em 63,4 pontos, uma alta de 1,2 ponto na comparação com o registrado em dezembro de 2019. O indicador segue 10,8 pontos acima de sua média histórica.


Fonte: Diário do Comércio

 


Veja também

Apesar do 2019 decepcionante, confiança na indústria está com tudo

Apesar de os indicadores de atividade da indústria terem terminado 2019 em queda, a confiança dos empres&a...

Veja mais
Economia brasileira continua a se recuperar mesmo com incerteza no cenário externo, diz BC

A economia brasileira continua em processo de "recuperação gradual" mesmo com aumento de incerteza no cen&...

Veja mais
Vendas da indústria de alimentos crescem 2,3% em 2019

Na terça-feira (18) foram divulgados números de um importante setor da economia. Eles mostram que a ind&ua...

Veja mais
Economia brasileira cresceu 1,2% em 2019, aponta monitor do PIB da FGV

A economia brasileira cresceu 1,2% em 2019, segundo o Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado nesta terç...

Veja mais
Reforma tributária: alíquotas podem subir até 600%, alertam empresários

Duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC) para realizar a reforma tributária tramitam atualmente no Congresso...

Veja mais
ICMS menor para produtos do atacado deve beneficiar também setor varejista

O Governo do Estado reduziu o ICMS de produtos alimentícios, materiais de limpeza, cosméticos, materiais d...

Veja mais
Empresários de comércio e serviços protestam contra PECs 45 e 110

Ao lado do ex-secretário da Receita Federal Marcos Cintra e do empresário Flavio Rocha, um grupo de entida...

Veja mais
Conjuntura: economia brasileira tentar seguir no ritmo do dólar

Nos últimos dias, o ministro da Economia, Paulo Guedes, fez uma série de declarações que sin...

Veja mais
Analistas do mercado baixam estimativa de inflação para 2020 e veem alta menor do PIB

Os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para este ano e também pass...

Veja mais