A inflação perde força rapidamente neste começo de ano, após o choque das carnes no fim de 2019. O IPCA em 12 meses até fevereiro caiu para cerca de 3,92%, diz o professor Luiz Roberto Cunha. Os gastos com alimentação pararam de pressionar, e no mês a alta foi de apenas 0,17%. O IBGE divulga o resultado na quarta-feira.
Além do preço das carnes, outra ajuda veio da conta de luz, que teve a bandeira verde. O professor lembra que o reajuste das mensalidades escolares, que é computado em fevereiro, não pesou muito em 2020. Os combustíveis também contribuíram para a taxa menor. Um ano antes, a taxa do mês havia sido 0,43%.
Para março, a perspectiva é positiva. Se a taxa fechar no 0,20% esperado, o indicador acumulado deve terminar este mês em 3,35%. O preço dos combustíveis continua ajudando. O movimento pode se intensificar com a queda na cotação do petróleo.
O resultado de fevereiro, se confirmado, vai fortalecer as apostas em um novo corte de juros. A próxima reunião do Copom será na semana que vem.
Fonte: O Globo