Evento promove o encontro de empresários, executivos e profissionais do varejo em dois dias de atualização profissional relacionamento empresarial e feira de negócios
Nos dias 22 e 23, um grande encontro do varejo vai reunir, em Pouso Alegre, empresários do setor de supermercados, padarias, mercearias, demais varejistas e atacadistas de todo o Sul de Minas. É o Super Encontro Varejista (Sevar) realizado na região pelo 19º ano, e o 73º em todo o estado. O local é o Summit Hall (Avenida Gabriel Garcia de Azevedo, 153), no bairro São Fernando.
O Sevar é organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS), e tem a parceria da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa); do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; do ITA Comércio Exterior e da Vanucci Inteligência de Mercado.
Principal evento da região com foco no ramo supermercadista, o Sevar é dividido em auditório - com discussão dos principais desafios, mudanças e as tendências do setor - e Mostra de Fornecedores. Esta é destinada à exposição de marca, realização de negócios e relacionamento comercial.
A Mostra de Fornecedores é uma feira com estandes onde os participantes podem conferir as principais novidades em produtos e serviços apresentados ao mercado durante o evento. É também um encontro diferente do que ocorre no dia a dia das empresas, com troca de experiências entre representantes da indústria e empresários do varejo supermercadista. Na última edição antes da pandemia, em 2019, o Sevar do Sul de Minas reuniu 1.741 participantes, de 46 municípios.
“O Sevar é um evento já tradicional no nosso calendário, que preparamos com muito critério para atender as demandas de atualização e desenvolvimento profissional do setor, além de gerar oportunidades de negócios entre os supermercados e a indústria fornecedora”, informa o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala. “Apoiar, defender e desenvolver o setor supermercadista mineiro sempre foi uma preocupação da AMIS e a realização do Sevar é mais uma grande ação nesse sentido”, completa Claret.
Para o vice-presidente Regional da AMIS, em Pouso Alegre, Fernando Maglioni, diretor da rede Supermercados Alvorada, o evento é importante também pelo aprendizado que propicia. “O Sevar é uma grande oportunidade para os empresários e profissionais supermercadistas da nossa região poder discutir desafios em comum, aprender um com o outro e, assim, crescermos juntos”, avalia. “Muitas vezes, as dificuldades de uma empresa já foram vivenciadas e superadas por outra e esse aprendizado é compartilhado entre todos, em ambiente propício para a discussão como é o Sevar”, completa.
CMON – Oportunidade para pequenos negócios
O Sevar do Sul de Minas, além de expositores de marcas nacionais e regionais, abre espaço também para pequenos negócios que buscam oportunidades de fornecer para o segmento supermercadista ou de reforçar sua presença nas gôndolas.
Esses pequenos negócios são agricultores familiares; associações; cooperativas; prestadores de serviços e pequenas indústrias, integrantes do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), uma iniciativa em parceria da AMIS com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é capacitar e aproximar esses pequenos negócios para se tornarem fornecedores das redes varejistas.
Ação social
Além dos dois dias de qualificação, aprendizado e relacionamento estratégico, o Sevar, em todas as cidades onde é realizado, tem também uma atuação social. Durante o evento, a AMIS promove uma campanha junto aos participantes e expositores para arrecadação de alimentos que são destinados a entidades de assistência social da cidade.
Em Pouso Alegre, a instituição beneficiada é a Casa Dia, entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo recuperar dependentes químicos. Os pontos de coleta das doações estarão localizados na entrada do evento. Os donativos são entregues diretamente a representantes das entidades ao final da programação do Sevar.
Inscrições: O Sevar é um evento empresarial gratuito, porém com foco em empresários e profissionais do varejo. As inscrições podem ser feitas em www.amis.org.br ou NESTE LINK
PROGRAMAÇÃO
1° DIA - 22 DE JUNHO
14h às 19h: Credenciamento
15h: Palestra. Como melhorar os resultados no supermercado
Palestrante: Lucas Alvarenga - consultor empresarial especializado em varejo supermercadista, diretor Comercial na ITA Comércio Exterior.
16h Solenidade de abertura – com a presença de diretores da AMIS, representantes das instituições parceiras e de autoridades locais.
16h30 às 19h30: Feira - Mostra de Fornecedores
2º DIA - 23 DE JUNHO
14h às 19h - Credenciamento
14h30 Palestra: Inteligência comercial: como sobreviver em ambientes competitivos
Palestrante: Gustavo Vanucci - administrador de empresas, especialista em inteligência de mercado, com mais de 25 anos de experiência no varejo de alimentos.
15h45 Palestra: Liderança focada em resultados
Palestrante: Daniel Froes - consultor internacional, com experiência de 10 anos na área de inteligência emocional e formação de lideranças.
16h30 às 19h30 – Feira - Mostra de Fornecedores
Fonte: Assessoria de Comunicação da Amis