Com a presença de autoridades e de lideranças empresariais do segmento, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu (20.06) a abertura oficial da 33ª. edição da ExpoSuper, a Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, juntamente com a Convenção Catarinense de Supermercadistas. As atividades acontecem no Complexo Expoville, em Joinville até a próxima quinta-feira (23.06) e são também alusivas à passagem dos 50 anos de fundação da ACATS.
A edição deste ano apresenta o tema “Acelerando as Transformações do Varejo”. Mais de 230 empresas expositoras estão confirmadas na área da feira, que receberá milhares de visitantes, um público preferencialmente formado por empresários e profissionais da área comercial das empresas supermercadistas. A organização projeta a geração de mais de R$500 milhões em negócios.
Na solenidade de abertura, o Presidente da ACATS, Francisco Crestani e o Presidente do Conselho Diretor da Entidade, Paulo Cesar Lopes, recepcionaram as autoridades e convidados especiais. Estiveram participando da mesa diretora o Governador de SC, Carlos Moisés da Silva, o secretário da Agricultura, Ricardo Miotto, a Vice-Prefeita de Joinville, em exercício, Rejane Gambin, Maria de Fátima de Jesus, Vice presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Presidente da Associação de Supermercados de Tocantins, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Joinville, Maurício Peixer, a deputada estadual Paulinha, o deputado federal Darci de Matos, o senador Jorginho Mello; Marcos Antônio Marques Vasco, diretor da Marquespan, representando todos os patrocinadores, expositores e empresários parceiros, Alexandro Segalla, vice presidente da Associação de Distribuidores Atacadistas de SC (Adac) e o presidente da Associação Latino Americana de Supermercados (Alas) Christian Cieplik.
Nos pronunciamentos, o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, fez uma série de questionamentos às lideranças políticas presentes, cobrando mais atenção para temas como a infraestrutura rodoviária federal (BRs 101, 163 e 470); abordou novamente a questão do leite e defendeu junto ao governador a alíquota zero para produtos de cesta básica, além de cobrar dele mais atenção aos pleitos da entidades empresariais catarinenses, o que, segundo ele, não aconteceu nos últimos 4 anos.
Crestani também mencionou o pedido feito pelo ministro Paulo Guedes sobre o congelamento de preços de alimentos pelos supermercados.
- O segmento supermercadista quer e está fazendo a sua parte, mas é preciso que toda a cadeia produtiva se engaje neste processo porque a construção do preço acontece bem antes da mercadoria chegar até o consumidor final e o supermercado não forma preço, ele repassa as variações embora sempre receba a culpa na hora em que coisas ocorrem aumentos – afirmou.
O dirigente fez uma cobrança direta a uma parcela da indústria que, segundo ele, recebe benefícios fiscais do governo federal, mas não os repassa às tabelas de preços apresentadas aos supermercados.
- Nós vamos identificar estas marcas e os nossos comitês comerciais analisarão os casos para novos fechamentos de pedidos com bastante critério porque é preciso deixar bem claro, em última análise, a prateleira é nossa – enfatizou Crestani.
No seu pronunciamento, o governador Moisés elencou investimentos feitos durante sua gestão e repassou índices econômicos e sociais que colocam Santa Catarina como maior destaque nacional durante a pandemia. Ele reafirmou sua atuação como um governo municipalista ao apresentar dados gerais de aplicação do Plano 1000 de distribuição de recursos para obras e serviços.
Também fizeram uso da palavra na cerimônia a deputada Paulinha, deputado Darci de Matos, senador Jorginho Mello e os anfitriões joinvillenses, o prefeito Adriano Silva e a vice Rejane Gambin, atualmente em exercício.
ENÉAS PESTANA
Mais: www.acats.org.br | www.exposuper.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Acats