BRF investe R$ 8 milhões em Buriti Alegre e reforça sua Jornada Indústria 4.0

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Unidade é piloto na implementação de sistemas ciber-físicos, Internet das coisas e computação em nuvem e Analytics

 

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, avança em sua Jornada Indústria 4.0 com a modernização da unidade de Buriti Alegre (GO), que passa a operar no conceito de Fábrica Inteligente. A atualização teve investimento de R$8 milhões e contempla novas tecnologias em automação, sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas, Computação em Nuvem e Analytics. Com isso, as unidades produtivas da empresa ganham em eficiência e redução de custos.

 

A Companhia desenvolveu duas frentes para a Jornada Indústria 4.0: a Fábrica Digital e a Fábrica Inteligente. A primeira conta com programas, como o Sistema de Excelência Operacional (SEO) digital e a Rastreabilidade Digital, formulários, dados, controles e exercícios de rastreabilidade foram totalmente digitalizados, trazendo agilidade para a operação, além de reduzir os custos. Outra iniciativa é a plataforma padronizada para design e impressão de etiquetas, que atende a padrões internacionais, visa maior segurança na leitura das informações, a partir de código datamatrix, otimizando assim o processo de logística e rastreabilidade.

 

Na segunda frente de atuação, a Fábrica Inteligente, a unidade passa a contar com gestão online dos processos produtivos, com a implantação de IOT´s (internet of things), etiquetas RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Radiofrequência), Analytics e integrações com automação e plataforma sistêmica de gestão de fábrica. “Em Buriti Alegre, demos um passo além com a sensorização e passamos a captar os dados do processo produtivo automaticamente. Com isso, os controles como quantidade, peso e temperatura final do produto são realizados em tempo real colaborando ainda mais com a qualidade de nossos produtos e para a tomada de decisões com mais agilidade”, explica Carlos Coutinho, gerente de Inovação de Operações da BRF.

 

A Companhia também automatizou coletores e câmeras para o apontamento de produção, que acompanha o consumo de matéria-prima, além de controlar e monitorar os lotes de insumos e embalagens. Todas essas soluções ocorrem em interdependência com as outras frentes da cadeia produtiva na integração e disponibilização de dados para uma rastreabilidade inteligente e elevada gestão fabril.

 

“Nossa Jornada Indústria 4.0 atua nos pilares de eficiência e qualidade. Nosso mapa de evolução para fábricas inteligentes com o Projeto Indústria 4.0 está acontecendo em três unidades piloto: Buriti Alegre (GO), Marau (RS) e Seropédica (RJ), que já nasceu digital, como uma unidade projetada nos conceitos 4.0”, afirma o executivo.

 

A BRF foca em excelência operacional a partir do fortalecimento de sua cultura, com programas e tecnologias que reduzem a ociosidade fabril, maximizam o uso dos ativos da Companhia, minimizam perdas, melhoram processos de negociação de insumos, matérias-primas e compras gerais e incorporam conceitos da Indústria 4.0 às unidades e operações.

 

“Esta jornada é transformadora e considera o sensoriamento em nossas linhas de produção, com dashboards de eficiência que já estão em operação em plataforma com dados real time para visibilidade, contribuindo para tomada de decisões mais ágeis e assertivas no dia a dia da operação. Essas tecnologias levam a Companhia para um novo patamar de eficiência operacional e gestão online”, destaca Gilberto Andretta, gerente executivo de Tecnologia na BRF.

 

Jornada Digital e Investimentos BRF

A tecnologia e a jornada digital da Companhia são essenciais para o funcionamento dos negócios da Companhia. Até 2025 serão investidos R$ 700 milhões em iniciativas de Transformação Digital, tudo em linha com a Visão 2030, lançada em dezembro, na qual projeta a BRF para os próximos 10 anos como uma empresa global de alimentos, de alto valor agregado, com um portfólio de marcas líderes e desejadas nos principais centros consumidores, fortemente apoiada em inovação e tendo os consumidores cada vez mais no centro de todas as decisões.


Redação SuperHiper 


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