Entregando produtos mais saudáveis e naturais, empresa reforça sua visão “One Planet. One Health” para impulsionar o consumo sustentável
As unidades de produtos lácteos, base vegetal, águas e Nutrição Especializada da Danone Brasil, agora, são só uma. Como parte de uma reestruturação global, a empresa unificou seu portfólio para atuar de forma mais ágil e simplificada e manter o pioneirismo no setor de alimentos, bebidas e soluções nutricionais.
A mudança representa uma transformação nas relações comerciais, que se darão por meio de uma única interface, e com os consumidores, que encontrarão os mesmos produtos nas gôndolas dos supermercados e das farmácias.
“Oferecer alimentos saudáveis e com alto teor nutricional para as necessidades específicas de nossos consumidores exige uma estratégia inteligente e inovadora que vá desde o desenvolvimento dos produtos, formatos e porções, à distribuição final, nos pontos de venda. E, por isso, é com muita satisfação que anunciamos a expansão do nosso negócio para o varejo farmacêutico, que já tem alguns de nossos iogurtes funcionais, como o YoPro, disponíveis”, declara Edson Higo, CEO da Danone Brasil desde a unificação dos negócios. O executivo está na companhia desde 2009 e liderava a frente de nutrição especializada antes da integração da empresa. Agora, conduz toda transformação de unificação dos negócios.
A expansão dos negócios com diferentes canais do varejo representa um impacto positivo nos resultados financeiros. A empresa espera que as vendas cresçam de 5% a 10%, anualmente, até 2025 no país. Para enfrentar as adversidades do cenário econômico, a Danone está investindo em soluções criativas de insumos, materiais e ingredientes, e em apresentações que se conectam com a companhia e com seus consumidores, além de contar com o apoio de startups e universidades para o desenvolvimento de novos produtos. A expectativa é de que a estratégia, atrelada à unificação do portfólio.
A Danone também reforça sua visão “One Planet. One Health” para impulsionar o crescimento nos próximos anos: a empresa triplicou os investimentos em inovação e está focada no desenvolvimento de produtos mais naturais e saudáveis, como os plant based e “clean labels” – com o mínimo de ingredientes, além de abraçar causas em prol do meio ambiente.
“Fazer negócio de forma sustentável está na nossa essência. Respeitamos os mais altos padrões de transparência e responsabilidade social e ambiental, incorporando boas práticas em nossos produtos e em nossas operações. A exemplo disso, recentemente, tivemos nossa fábrica de nutrição especializada certificada pela Carbon Trust, uma consultoria independente de mudança climática global e sustentabilidade. Nossa planta foi certificada em três pilares ambientais: neutralidade de carbono, redução do uso de água e zero resíduos para aterro. Este é o caminho que pretendemos trilhar com todas nossas unidades de produção para garantir que estamos cuidando da saúde do planeta e das pessoas”, ressalta Higo.
Além das medidas adotadas pela fábrica de nutrição especializada, em Poços de Caldas, Minas Gerais, a Danone também está investindo na logística sustentável de seus produtos por meio de caminhões elétricos: a iniciativa será aplicada ao centro de distribuição de Guarulhos (refrigerados) e Jundiaí (líquidos), por meio de dois caminhões que atenderão a região metropolitana da capital paulista, representando uma redução de duas toneladas de emissão de carbono, por mês, por caminhão.
Em 2021, a Danone também recebeu a certificação de empresa B Corp, concedida pela 1ª vez a uma grande indústria de alimentos no Brasil, por meio do Movimento Global de Empresas B – uma organização internacional independente que atesta que as empresas fomentam e constroem um sistema econômico mais equitativo, regenerativo e inclusivo para as pessoas e para o planeta. A certificação endossa o posicionamento da companhia de crescer de forma sustentável em parceria com seus fornecedores e consumidores para agregar mais valor à sociedade, protegendo o planeta.
A companhia atribui as diversas conquistas dos últimos anos aos mais de 4.500 “danoners”, nome dado aos colaboradores, que propagam os valores de Humanismo, Abertura, Proximidade e Entusiasmo da empresa, construindo um ambiente colaborativo e desafiador, de grande impacto para os negócios. A Danone promove a inclusão e a diversidade em seu modelo de gestão, permitindo que cada colaborador se sinta pertencente e esteja em um ambiente onde possa potencializar o que tem de único dentro de um time diverso e de alta performance, tanto em um contexto global, quanto local. Durante a pandemia de covid-19, a companhia estreitou ainda mais a comunicação com seus colaboradores, de forma a garantir a segurança de todos, por meio da implementação de medidas extras de segurança para atividades essencialmente presenciais, home office, digitalização de processos e flexibilização de benefícios.
Redação SuperHiper