Estudo da Hershey mostra que mais de 60% das lojas deverão passar por renovações e atualizações para oferecer melhores experiências de compra
Por Renato Müller
Na esteira das mudanças trazidas pela digitalização do varejo e os novos hábitos dos consumidores, 61,6% dos varejistas nos Estados Unidos pretendem fazer mudanças nas lojas para tornar o processo de compra mais eficiente e conveniente.
Uma parte importante desse processo envolve o checkout: 37,8% dos varejistas entrevistados pela Hershey e pela Retail Dive pretendem aumentar o número de pontos de pagamento dentro da loja nos próximos 12 meses.
“Renovar os PDVs é essencial para o varejo, pois é preciso atender a novos patamares de expectativa dos clientes e estimular o aumento das cestas de compras”, afirma Gina Peterson, gerente sênior de experiência do cliente na Hershey. Para ela, a renovação da estrutura das lojas físicas aumentará o número de terminais de autoatendimento (self checkout) e opções do tipo “Amazon Go”, em que nem existe um checkout físico.
Para 30% dos varejistas entrevistados, existe uma dificuldade em obter mão de obra para as lojas físicas, o que estimula a adoção de soluções tecnológicas – de autoatendimento a lojas autônomas. Não é à toa que 31,1% dos entrevistados acreditam que, nos próximos cinco anos, implantarão recursos autônomos em seus PDVs.
Ao mesmo tempo em que planejam a renovação dos pontos de venda, os varejistas americanos aceleram suas iniciativas digitais. Mais da metade dos entrevistados afirmam que projetam um forte crescimento das vendas online nos próximos anos, sendo que 26,8% acreditam que mais de 50% de seu faturamento em 2027 virá do e-commerce.
“A tendência do digital continuará a crescer, mas o consumidor continuará comprando principalmente no varejo físico. Compras não planejadas, por impulso, seguirão sendo um componente importante das jornadas de consumo dos clientes e, por isso, é preciso acelerar a inovação nos pontos de venda”, completa Gina Peterson.
Redação SuperHiper