Para evitar desperdício de alimentos, há novas regras para vegetais embalados

Leia em 1min 10s

Dispensa, pelo Ministério da Agricultura, já era prevista por norma da Anvisa

 

Produtores não precisam mais informar prazo de validade em vegetais frescos embalados, de acordo com portaria publicada nesta segunda-feira pelo Ministério da Agricultura. A dispensa já era prevista por norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem como objetivo evitar o desperdício de alimentos.

 

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, anualmente toneladas de frutas são perdidas no Brasil em razão da expiração do prazo de validade, sem que, no entanto, estejam impróprias para o consumo.

 

“A validade afixada nas embalagens não guardava relação com a qualidade do produto, uma vez que o próprio consumidor é capaz de observar se um produto hortícola está apto ou não ao consumo apenas pelo aspecto visual”, disse em nota.

 

Até a publicação da portaria, os produtos com prazo de validade vencido tinham que ser descartados e não podiam ser destinados a outros fins, como doação. Os comerciantes eram autuados pelos órgãos de defesa do consumidor quando encontravam nos estabelecimentos produtos embalados com prazo de validade expirado. Assim, muitas frutas como, por exemplo, uvas embaladas, tinham que ser destruídas.

 

Agora, os produtores estão dispensados de colocar a informação nas embalagens, mas os estabelecimentos comerciais continuam obrigados a vender apenas hortifrútis que atendam aos requisitos mínimos de identidade e qualidade.

 

Fonte: Rafael Walendorff, Valor


Veja também

Conheça a região onde o consumo das classes C e D cresceu acima da média nacional

Pesquisa da Superdigital, focada em inclusão econômica, detalha como o brasileiro distribui sua renda apert...

Veja mais
5 tendências de consumo para 2022 e além

Estudo da Kantar indica padrões de comportamento dos clientes no pós-pandemia e indica os caminhos para a ...

Veja mais
Embalagens de biscoito refletem a indulgência e bolso do cliente

Pacotes tamanho família deram lugar a categoria individual e indústria traça tendências e exp...

Veja mais
Harald estreia nos supermercados com novo portfólio para o consumidor final

Referência no mercado de confeitaria profissional e food service, empresa investe em ingredientes para o prep...

Veja mais
Neogrid constata os menores estoques do Varejo dos últimos dois anos

Em tempos de inflação, lotar as prateleiras tem sido uma tarefa bem complicada e o consumidor já se...

Veja mais
Preferência por alimentos saudáveis sofre pouco com a inflação, diz Greenpeople

Capacidade de produção da companhia passou de 120 mil litros por ano em 2015 para 2,1 milhões de li...

Veja mais
Indulgência alimenta crescimento de dois dígitos em indústria de guloseimas

Mercado brasileiro acaba de entrar no top 10 global da multinacional que busca novos doces para os países tropica...

Veja mais
Como faturar com a gestão de resíduos no seu supermercado?

Empresas de Varejo de Alimentos combatem o desperdício e ainda buscam inserir a eficiência energétic...

Veja mais
Indústrias multinacionais injetam recursos em greentech

Sucesso dos vencidinhos fortalece negócios em todo país com aproveitamento e redução do desp...

Veja mais