As maiores redes de shopping centers do País, entre elas os grupos Multiplan, que disputa acirradamente com a gigante BRMalls a liderança do segmento no mercado interno, além dos portugueses da rede Sonae Sierra Brasil, prometem uma disputa feroz pela preferência dos consumidores neste fim de semana.
Até domingo (7), os dez empreendimentos da Sonae Sierra, por exemplo, vão promover a "Liquidação Código Verde" e estimam atrair 1,8 milhão de pessoas para aproveitar os descontos de até 70% em produtos nas lojas. A previsão é de que as vendas cresçam 14% no período. Para essa campanha a empresa investiu R$ R$ 2 milhões.
A Sonae Sierra afirma ter preparado algumas ações com enfoque nas práticas sustentáveis para serem realizadas durante os dias da promoção de vendas. Por conta disso, segundo a rede, a cada valor de R$ 150 gasto em compras nos centros de compras Shopping Boavista, Shopping Penha e Tivoli, e outros R$ 200 no Shopping Metrópole, Shopping Plaza Sul, Shopping Manauara e Shopping Parque D. Pedro - este último localizado na cidade de Campinas (SP) -, os visitantes consumidores poderão trocar as notas fiscais por uma ecobag (sacola ambiental).
Entre as ações, também está a educação ambiental, pela qual os consumidores são incentivados a depositar sacolas, de papel ou plástico, em 'eco-pontos' instalados ao lado dos balcões de troca. Todos os resíduos recolhidos serão encaminhados a empresas de reciclagem devidamente certificadas que já atuam nos shoppings da empresa.
Concorrência
Neste mês de fevereiro, para limpar os estoques, as lojas resolveram realmente investir em liquidações e descontos, até mesmo por conta da troca de mostruário. Tanto é assim que, além dos malls do Sonae Sierra, um outro shopping que promete colocar itens com descontos de até 70% à disposição do cliente é o SP Market que realiza até domingo (7) a Liquidação Zás-Trás.
No período, a coleção de verão (2009/2010) será vendida com descontos que variam de 20% a 70%. Segundo a empresa, preços e condições de pagamento deverão atrair o consumidor habitual do empreendimento, além de outros, que vão em busca de novidades a preço baixo. A previsão do SP Market é que a ação incremente as vendas em 12% e o fluxo de clientes em 15%.
A Liquidação Zás-Trás está em sua 11ª edição e, neste ano, será realizada com festa: os corredores serão decorados e receberão atrações para a família, como a banda Saxofônica, e o palhaço Perna de Pau para divertir a criançada. Haverá também distribuição de bexigas, oficina de escultura de balões e pintura facial. O shopping abrirá na sexta-feira e no sábado, em horário normal (das 10h às 22h); no domingo a liquidação durará algumas horas a mais: das 12h às 20h.
Os shoppings Pátio Brasil, em Brasília (DF), Center Vale, em São José dos Campos (SP), e os empreendimentos da líder Multiplan também farão liquidações de verão neste fim de semana.
Veículo: DCI