Consumidor “mais velho” também precisa ser encantado

Leia em 2min

Ao abrir mão de esteriótipos, marcas têm muito a ganhar com a experiência e as vontades das pessoas idosas

 

A experiência de consumo dos idosos foi pauta de um debate desenvolvido pela Sociedade Britânica de Gerontologia. A entidade realizou três seminários ao longo do ano para aproximar a comunidade dos negócios, de forma a entender esse público – e seu poder e desejo de consumo – levando em consideração designs atrativos e uma comunicação não estereotipada dessa população.

 

“Quando envelhecemos, passamos 80% do nosso tempo na comunidade onde vivemos. Esse é um grupo que é impactado pela acessibilidade e percepção de que faltam atendentes solícitos”, afirma Alisa Forbe, especialista em varejo. Para ela, há espaço para melhorar o atendimento em todos os pontos de contato, especialmente em setores como cafés, bares, restaurantes e cafés. “O serviço de qualidade passa pelas boas-vindas que fazem com que a pessoa se sinta acolhida, atende às necessidades do cliente e respeita sua individualidade”, afirma.

 

Nesse cenário, as embalagens foram apontadas como um ponto crucial no atendimento às necessidades das pessoas idosas. Mais de 60% dos entrevistados pelo psicólogo George Lee, julgaram “problemáticas” as embalagens de alimentos e remédios. “Ou seja, simplificar a tecnologia não é algo que se aplique apenas a celulares. Ao mesmo tempo, temos que aprimorar as habilidades digitais dos idosos”, afirma o especialista.

 

E as propaganda também poderiam adotar um tom mais cordial, já que um em cada três idosos sentiu algum tipo de preconceito por causa da idades, o que reflete na sua autoestima e saúde mental. “A representação mais recorrente é a de seres frágeis e vulneráveis. Há ainda a imagem de mentores experientes e sábios, reservada quase que exclusivamente a homens; ou de indivíduos ricos e felizes, engajados em atividades físicas e lazer, uma visão exagerada e pouco realista”, esclarece Eric Kihlstrom, diretor da Older, agência especializada em campanhas para o público acima dos 50 anos.

 

Assim, é importante conhecer o público e entender as especificidades do seu perfil, tentando personalizar o atendimento – mas, sem cair em esteriótipos. O respeito à diversidade deve ser uma bandeira, não só por ser uma estratégia de marketing social e, sim, para respeitar a trajetória de cada um dos consumidores, independentemente da sua idade.

 

Com informações do G1


Veja também

Consumidores querem personalização nas compras em supermercados

Para especialista, supermercados precisam aproveitar a oportunidade para conquistar mais clientes     *Por ...

Veja mais
Cerveja e alimentos indulgentes devem puxar o consumo dentro e fora do lar durante a Copa do Mundo

  A Copa do Mundo 2022 deve alavancar o consumo de algumas categorias indulgentes dentro e fora do lar no Brasil. ...

Veja mais
A importância de oferecer uma vivência omnichannel aos consumidores

Para que a Inteligência Artificial aplicada em mensagens funcione, é importante que as empresas tenham uma ...

Veja mais
Como preparar uma loja para períodos promocionais

Especialista em gestão e varejo dá dicas e fala como Natal e Black Friday podem ser grandes oportunidades ...

Veja mais
Varejo pet tem cresce pelo 3º trimestre

Vendas aumentaram 15,8% no acumulado do ano; faturamento será de R$ 59,9 bilhões, novo recorde para o se...

Veja mais
Quase um terço dos brasileiros pede comida por delivery mais de uma vez por semana

Estudo da Kantar aponta que forma de entrega é solicitada tanto por conveniência (42%) quanto por prazer (5...

Veja mais
A Tal da Castanha lança novo leite vegetal

Novidade chega ao mercado na Semana Internacional do Café   A Tal da Castanha, marca brasileira e pioneira...

Veja mais
Conheça os cuidados para armazenar Panetones

A manipulação do alimento, perecível e sazonal, precisa seguir boas práticas de seguran&cced...

Veja mais
Panetone: vendas devem crescer 10% em 2022

Iguaria natalina terá pico de vendas em dezembro, impulsionado pela variedade de produtos   Seja recheado ...

Veja mais