Segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 8,6% até outubro

Leia em 1min 10s

Setor estima superávit de US$ 37 milhões em 2022

 

O setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou um crescimento de 8,6% na corrente de comércio internacional no consolidado de janeiro a outubro de 2022, em relação ao ano passado. De acordo com análise da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o percentual representa a cifra de US$ 1.26 bilhão, e um saldo da balança comercial do setor, superavitário em US$ 37 milhões, revertendo o saldo deficitário registrado no mesmo período de 2021 (US$ – 1.9 milhão).

 

As exportações de HPPC do período alcançaram o valor de US$ 651.2 milhões, crescimento de 12,7% em relação a 2021 (US$ 577.6 milhões). Em importações, o resultado total foi de US$ 614.2 milhões, aumento de 6,0% em comparação ao período de janeiro-outubro do ano anterior (US$ 579.5 milhões).

 

Para o presidente-executivo da ABIHPEC, João Carlos Basilio, o setor de HPPC tem mostrado ‘resiliência’ diante dos impactos internos e externos que por vezes, reduzem a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional.

 

“Apesar dos desafios políticos e econômicos atuais e, seguimos com um bom volume de exportação e aproveitando as boas oportunidades ao longo destes cinco bimestres de 2022”, comenta o executivo da ABIHPEC. “No entanto, se faz necessário desenvolver uma política voltada para o comércio exterior, a fim de mitigar assimetrias que reduzem a capacidade de competição do produto nacional”, ressaltou.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

58% dos clientes buscam frutas, legumes e verduras nos supermercados

Atacarejos podem usar essa segmentação para alavancar vendas e fidelizar clientes     Os prod...

Veja mais
5 tendências para o varejo nos próximos anos

A ideia é compreender o que moverá o mercado e os consumidores e adaptar para o setor supermercadista &nb...

Veja mais
Consumidor “mais velho” também precisa ser encantado

Ao abrir mão de esteriótipos, marcas têm muito a ganhar com a experiência e as vontades das pe...

Veja mais
Consumidores querem personalização nas compras em supermercados

Para especialista, supermercados precisam aproveitar a oportunidade para conquistar mais clientes     *Por ...

Veja mais
Cerveja e alimentos indulgentes devem puxar o consumo dentro e fora do lar durante a Copa do Mundo

  A Copa do Mundo 2022 deve alavancar o consumo de algumas categorias indulgentes dentro e fora do lar no Brasil. ...

Veja mais
A importância de oferecer uma vivência omnichannel aos consumidores

Para que a Inteligência Artificial aplicada em mensagens funcione, é importante que as empresas tenham uma ...

Veja mais
Como preparar uma loja para períodos promocionais

Especialista em gestão e varejo dá dicas e fala como Natal e Black Friday podem ser grandes oportunidades ...

Veja mais
Varejo pet tem cresce pelo 3º trimestre

Vendas aumentaram 15,8% no acumulado do ano; faturamento será de R$ 59,9 bilhões, novo recorde para o se...

Veja mais
Quase um terço dos brasileiros pede comida por delivery mais de uma vez por semana

Estudo da Kantar aponta que forma de entrega é solicitada tanto por conveniência (42%) quanto por prazer (5...

Veja mais