Saiba como trazer diferenciais para a loja pode resultar no aumento de vendas e no fluxo de clientes
No Dia Interncional do Consumidor, 15 de março, é necessário avaliar o tipo de experiência que o cliente está tendo na sua operação física e como essa experiência interfere na decisão de ocmpra. Por isso, valorizar esse momento em que ele está na sua loja para apresentar diferenciais é uma maneira de se destacar dos concorrentes. De acordo com pesquisa da New Voice Media, 58% dos consumidores afirmam que não voltam a consumir de uma empresa na qual tiveram uma experiência negativa, enquanto 69% disseram que recomendariam uma marca após uma boa experiência.
“Algumas das tecnologias que já existem e que facilitam as experiências de compra no varejo físico, como caixas de autoatendimento, computadores e tablets disponíveis para agilizar o processo de busca de um produto, são boas estratégias já adotadas por algumas marcas que devem permanecer para aprimorar o atendimento”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas.
Assim, é importante ter atenção a alguns pontos e conceitos destacados pelos especialistas, confira:
Atenção à geração Z
Os consumidores nascidos a partir de 1998, conhecidos como geração Z, têm um comportamento de compras diferente das gerações anteriores: eles levam em consideração a reputação das marcas e o consumo consciente. Outra característica geracional importante é a impaciência que pode servir de alerta aos varejistas que ainda não investiram em melhores logísticas nas etapas de pagamento e/ou burocracia de seus sites e lojas físicas, no intuito de torná-las mais rápidas e coesas.
Aproveite o PDV de forma inteligente
Uma das principais dicas do ponto de vendas é explorar o potencial da Inteligência Artificial e monitoramento das lojas. Com eles, é possível coletar dados fundamentais sobre as preferências dos clientes e adaptar expositores, vitrines e gôndolas de forma mais atrativa.
“Dados são informações, e informações são um capital extremamente importante em qualquer negócio. Através da análise de dados podemos ter noção dos produtos mais buscados numa loja física, prevendo tendências e podendo alavancar o interesse dos consumidores pela marca”, explica Mortari.
Invista no omnichannel
A convergência entre o online e o físico é o caminho mais promissor para os resultados do varejo. A tecnologia do omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais.
Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online, compra online com retirada na loja e vendas pelo Whatsapp, por exemplo.
Ofereça diferentes formas de pagamento
Hoje em dia, pagamento por cartão de crédito ou dinheiro, nem sempre são as primeiras opções dos consumidores. Pagamentos por Pix e QR Code estão cada vez mais popularizados.
“Sua facilidade de uso torna as compras mais rápidas, logo o fluxo da loja fica mais fluído. As transações via pix também oferecem taxas menores comparadas a outras formas de pagamento, sendo mais vantajoso para os lojistas”, explica Mortari. Apesar do Pix ainda não ser muito popular no varejo físico, a expectativa para este ano é de alto crescimento desse meio de pagamento no setor.
Redação SuperHiper