Marcas esperam aumento das vendas mesmo com produtos mais caros; saiba em quais itens apostar
Segundo os dados de um estudo, a Páscoa em 2022 teve aumento de 8,8% nas vendas em relação a 2021, gerando um faturamento de R$6,5 bilhões ao e-commerce brasileiro. Já em relação ao número de pedidos, o registro feito apontou alta de 10,6% em relação a 2021, totalizando 12,4 milhões de compras no e-commerce.
Assim como no e-commerce, o varejo físico também teve aumento nas vendas de Páscoa em 2022, na comparação com 2021. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é que os brasileiros tenham gastado cerca de R$ 2,1 bilhões no varejo.
No entanto, com o aumento no valor dos ovos de Páscoa, o consumidor preferiu itens menores ou outros tipos de chocolates para compensar os preços e não deixar a data passar em branco.
Expectativas de vendas
O mercado já traçou as perspectivas para as vendas da Páscoa 2023. Estudo da Neogrid afirma que apenas 2% dos consumidores estão dispostos a gastar mais de R$ 100 no produto. O preço é, aliás, o pricipal fator de decisão, com 64% das respostas. Em seguida, estão sabor (51%), Promoção (45%) e Marca (41%). Além disso, 52% dos respondentes afirmaram que pretendem gastar entre R$ 11 e $39.
Por ser um produto sazonal de alto valor agregado, é de se esperar que os Ovos de Páscoa possuam um preço mais elevado em relação às demais categorias. Além disso, esse produto tem forte influência da alta inflação e custo alto para produção. Assim, o preço médio dos ovos está na faixa de R$ 63.
Considerando o valor do Ovo de Páscoa e o quanto o consumidor pretende gastar na data, é importante considerar a venda de outros itens, como bomboniere, barras de chocolate e colombas pascais. Vale lembrar que, apesar de já estarem em exposição nos supermercados, os artigos de Páscoa costumam ter vendas mais relevantes nos dias que antecedem o feriado, que será celebrado em 9 de abril.
Valor agregado
Para o mercado, a Páscoa é o quarto melhor evento do ano. E impacta também no setor de trabalho, gerando empregos temporários diretos e indiretos. Adotar estratégias de divulgação e promoção dos produtos pode fazer a diferença. Uma das mais consagradas é a “exposição casada” de produtos. Nesse processo, os comerciais sempre oferecem aos consumidores pontos de reflexões sobre o tema, mostrando-lhe, no caso, que há muito mais a consumir na data do que apenas o ovo de Páscoa. Com isso, agregam-se produtos como vinhos, comidas típicas da semana santa, brinquedos e até joias. Tudo bem “embalada” nas propagandas e com o delicioso sabor de chocolate.
Redação SuperHiper