5 vantagens de promover a diversidade nas empresas

Leia em 2min 20s

A pluralidade contribuiu para a motivação de colaboradores a desenvolverem ao máximo o próprio potencial


A diversidade nas empresas supera a simples ideia do “politicamente correto” e tem foco na valorização nos ambientes de trabalho. Além de melhorar a reputação da marca, grupos formados por colaboradores de características variadas podem impactar positivamente nos resultados. Gênero, sexo, raça, faixa etária, etnia, orientação sexual e crenças religiosas, dentre outras diferenças culturais e sociais dão sentido à pluralidade que, quando valorizada no ambiente de trabalho, fomenta a motivação de colaboradores para desenvolver ao máximo o próprio potencial.

 

Mas isso não é tudo: estimular a diversidade também ajuda a empresa a se adequar ao ESG, pois a diversidade se enquadra no “Social” da sigla. Conheça essa e outras vantes de promover a diversidade:

 

1 – Incentiva a inovação

 

Nos últimos anos nunca se falou tanto sobre a necessidade de inovar, seja para driblar a concorrência ou mesmo para criar a própria identidade na arena competitiva global. Para uma empresa inovar é preciso o maior entendimento sobre a dimensão desta ideia, pois requer a contextualizar sobre uma sociedade plural, por mais que possua o próprio público bem delineado que, por sua, vez também é difuso e está sob variadas perspectivas. Deste modo, possuir colaboradores diversos significa usufruir de habilidades, experiências e conhecimentos mais amplos. Elementos imprescindíveis para inovar.

 

2 – Contribui para a resolução de problemas e tomada de decisões

 

Grupos formados por indivíduos que possuem diferentes experiências, conseguem pensar diversas propostas para a solução de problemas. Isto de uma maneira mais rápida para a tomada de decisão, segundo uma pesquisa de Harvard que contrasta resultados com indivíduos cognitivamente semelhantes.

 

3 – Estimula o engajamento

 

Pesquisas têm mostrado que o engajamento dos colaboradores é intensificado por meio da diversidade e da inclusão. Ao serem mais incluídas, as pessoas automaticamente são mais engajadas e produtivas nas empresas. Isso gera senso de pertencimento e, consequentemente, contribui para entregas mais completas e ágeis.

 

4 – Reduz o turnover

 

Se as pessoas estão se sentindo acolhidas no ambiente de trabalho, é menos provável que busquem outras oportunidades. Inúmeros estudos recentes têm comprovado a busca por qualidade de vida como fator preponderante nas escolhas dos profissionais contemporâneos e do futuro.

 

5 – Melhora o relacionamento com cliente

 

Empresas formadas por equipes mais diversificadas conseguem promover diálogos sinceros com a sociedade, representando-a, não somente pela imagem, mas pelos valores formados por pessoas reais. O público é dotado de informações para identificar falsos sentidos.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Páscoa 2023: insights para você vender mais

Marcas esperam aumento das vendas mesmo com produtos mais caros; saiba em quais itens apostar     Segundo o...

Veja mais
Multa em auto de infração que desconsidera liminar anterior é ilegal

A existência de liminar favorável ao contribuinte proíbe a aplicação de multa de mora ...

Veja mais
Quem é o consumidor omnichannel?

Fala-se muito em “consumidor omnichannel”, mas quem é ele, afinal? Ou, melhor ainda: existe um &uacut...

Veja mais
Varejo em 2023: conheça mais tendências para os próximos meses

Para além de tecnologias e inovações, é importante ter atenção às pesso...

Veja mais
Vale a pena aplicar as tendências da NRF 2023 em um negócio no Brasil?

Especialistas refletem sobre a possibilidade de tropicalização dos conceitos apresentados na maior feira d...

Veja mais
Expediente suspenso no TRT/RJ nesta sexta-feira (17/2)

A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) editou o Ato nº 16/2023...

Veja mais
Negócios veganos são reconhecidos no movimento global de economia sustentável

Criado nos Estados Unidos, o sistema “Empresas B” premia com Selo de Qualidade as companhias brasileiras eng...

Veja mais
Pandemia alterou prioridade de compras dos consumidores

Estudo da KPMG afirma que, agora, os shoppers tendem a colocar os valores pessoais acima das decisões de compra ...

Veja mais
NRF 2023: conheça mais tendências apresentadas no evento

Pautas como sustentabilidade, análise de dados, integração de ecossistemas e metaverso foram destaq...

Veja mais