Confira algumas dicas para aproveitar a data
No dia 15 de setembro celebra-se o Dia do Cliente no Brasil, uma oportunidade do varejo conseguir vender mais, bem como estreitar sua relação com os clientes. A ocasião é marcada por uma série de ofertas que acontecem no comércio, mas quais são as melhores estratégias para aproveitar o dia?
1. Atente-se às mudanças de comportamento dos consumidores
O mundo está em constante movimentação e há uma diversidade de pessoas gigante, com diferentes gostos, ideias, jeitos e personalidades. Saber adaptar o seu negócio para receber clientes distintos é essencial para garantir a experiência do consumidor e um serviço de qualidade.
Para ter uma boa jornada do consumidor, é importante entender qual é o relacionamento do público com a marca e, a partir desse ponto, criar estratégias com objetivo de atrair, nutrir e converter clientes. Usar o dia 15 para promover ações e entender esses aspectos é um bom ponto de partida.
2. Disponibilize prêmios ou brindes
Uma opção de atividade para ser realizada nessa data é disponibilizar prêmios para os consumidores, seja por meio de sorteios, gincanas ou, até mesmo, brindes. Com essa atitude, você está engajando o consumidor e retendo um cliente.
3. Promova ações promocionais segmentadas
Essa data é ótima para oferecer ofertar aos seus consumidores, além de ser uma oportunidade para colocar o estoque do estabelecimento para girar, colocando preços promocionais em produtos que serão substituídos em breve.
Além disso, é possível definir as promoções de acordo com o público-alvo, por exemplo:
- Upselling: oferecer ofertas ou serviços superiores para quem já for cliente da loja.
- Cross selling: disponibilizar produtos ou serviços complementares a um outro.
Executar essas atividades serão facilitadas se tiver um CRM e um sistema de automação de marketing. Outro ponto de destaque é que, se esses descontos forem divulgados como “Dia do Cliente”, terá um apelo maior com o público.
4. Recompense a fidelidade do cliente
Essa é uma data estratégica para fazer uma pesquisa na base de dados da companhia e reconhecer os clientes mais assíduos. Disponibilize uma recompensa para eles, como forma de agradecimento. Assim, a empresa ganhará alguns pontos extras na percepção da marca para aquela pessoa, humanizando a relação.
Além dessas ações, deixe o ambiente organizado e divertido para receber as pessoas, prepare-se para atender a todos, facilite as formas de pagamento e, caso seja possível, estenda a data e a transforme na “Semana do Cliente”. Por último, aproveite a ocasião!
Redação SuperHiper