Presente em 98,8% dos lares, macarrão é categoria potencial para varejo alimentar

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De janeiro a agosto, consumo cresceu 5,6% e chegou a 875,9 mil toneladas. Semanalmente, 44,5% dos brasileiros ingerem alimento

Presente em 98,8% dos lares do País, o macarrão, cujo dia mundial é celebrado nesta sexta-feira (25), faz a festa nas mesas brasileiras em suas mais diversas versões: comum, com ovos, grano duro, com sêmola, orgânico, integral, instantâneo, adicionado de proteína, sem glúten e até veggie protein. Com consumo em alta e faturamento na casa de bilhões, a categoria é promissora para as vendas do varejo alimentar, que podem ser maximizadas por meio de seus itens correlatos, como temperos, molhos, vinhos e queijos.

O Brasil é o quarto maior consumidor de massas no mundo, atrás apenas da China, da Itália e dos Estados Unidos, conforme dados da Organização Mundial de Pasta (IPO).

Em 2023, a produção de macarrão alcançou 1,2 milhões de toneladas, gerando um faturamento de R$ 13,8 bilhões e refletindo a forte presença desse item na mesa dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), 44,5% dos brasileiros consomem macarrão semanalmente. A frequência de compra é, em média, de 13 vezes por ano.

Ainda segundo a Abimapi, de janeiro a agosto deste ano, o consumo de macarrão cresceu 5,6% e chegou a 875.938 toneladas. Em igual período de 2023, o volume consumido foi de 829.294 toneladas. “O macarrão é um alimento que atravessa fronteiras culturais e socioeconômicas, consolidando-se como uma escolha frequente para as refeições dos brasileiros”, afirma o presidente-executivo da entidade, Claudio Zanão.

Por tipos, segundo a pesquisa exclusiva “Consumidores e Categorias” de SuperHiper, em parceria com a Horus Inteligência, nas massas secas, a incidência de compra de macarrão foi de 93,1%, de lasanha (7,1%) e macarrão especial (3,9%). Quanto a formatos, os clássicos – como espaguete, parafuso e penne – predominam.

Porém, segundo Zanão, a demanda crescente por massas mais saudáveis e funcionais impulsiona a inovação na indústria. Produtos sem glúten (à base de farinha de arroz), integrais e ricos em proteínas são tendências que têm fortalecido sua presença nas prateleiras dos supermercados e nos pratos dos consumidores.

Por regiões, segundo a Abimapi, o Norte e o Nordeste lideram o consumo, com 261.149 toneladas comercializadas, sendo a massa comum responsável por 40,29% do faturamento dessas áreas. No Sudeste, a Grande São Paulo consumiu 76.005 toneladas, com a sêmola com ovos representando 38,63% desse faturamento. No Centro-Oeste, o consumo atingiu 59.397 toneladas, com a sêmola sendo responsável por 34,47% do faturamento da categoria. Enquanto no Sul foram consumidas 148.486,6 toneladas, com destaque para o macarrão, representando 25,3% do faturamento do segmento de massa instantânea.

Quanto o assunto é o tipo de molho, as versões ao sugo e à bolonhesa continuam no topo das escolhas dos brasileiros, mas pratos como macarrão de panela e alho e óleo têm ganhado espaço nas refeições cotidianas. Pesquisa feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, mostrou que a versão com molho de tomate e carne moída foi escolhida por 43% dos participantes. Na segunda colocação, ficou o tipo carbonara, que no preparo inclui bacon, queijo e creme de leite, com 24%; seguido do macarrão ao alho e óleo, com 19%; e da massa ao molho branco, com 14% das escolhas.

Ações

A fim de incentivar o consumo do macarrão e itens correlatos, confira a seguir dicas de fornecedores, como Kitano, que atua no segmento de ervas e especiarias, e da Cantu Grupo Wine, que atua em vinhos e possui amplo portfólio de rótulos, entre eles, Ventisquero.

Temperos

O orégano e a salsa são ervas que não podem faltar na lista dos temperos caseiros, pois são de fácil adaptação, intensificam o sabor dos alimentos e podem ser utilizadas durante o preparo de molhos, como também um complemento em finalizações de diversas receitas.

O manjericão é um ingrediente clássico da culinária italiana. Possui aroma intenso e um sabor adocicado. É amplamente utilizado em receitas com molhos de tomate, pesto, saladas e pratos à base de azeite.

A pimenta-do-reino e o louro são especiarias encontradas com frequência na cozinha dos brasileiros. A pimenta-do-reino apresenta características peculiares, traz calor e complexidade à receita. O louro, por sua vez, também possui propriedades aromáticas e é utilizado em diversos pratos ao redor do mundo. Pode ser encontrado nas versões em pó ou folhas.

Harmonizações entre massas, molhos e vinhos

Carbonara: para esta receita o Chardonnay é ideal. Com suas notas frutadas e acidez equilibrada, ele harmoniza com a textura cremosa desse molho, criando uma experiência gastronômica harmônica.

Putanesca: com seus sabores intensos e salgados, o Chianti é a escolha certeira. Leve e frutado, esse tinto complementa os sabores robustos do molho, proporcionando uma verdadeira imersão na tradição italiana.

Lámen japonês (caldo de porco ou frango): com seu caldo encorpado e reconfortante, exige um vinho que valorize o umami sem ofuscá-lo, como o Sauvignon Blanc. Ele oferece frescor e notas herbais que equilibram perfeitamente o sabor do caldo, tornando cada garfada ainda mais especial. Outra opção é o Merlot, que traz uma suavidade que contrasta de forma equilibrada com a riqueza do prato, criando uma experiência única.

Macarrão tailandês (à base de arroz, apimentado e condimentado): conhecidos por suas especiarias e sabores picantes, pratos dessa culinária pedem vinhos que possam suavizar a intensidade sem perder o caráter, como o Rosé. Suas notas leves e frutadas equilibram o calor das especiarias e trazem frescor ao paladar. Já para quem prefere um tinto, o Cabernet Sauvignon oferece um contraste interessante, com sua estrutura mais robusta, complementando esses sabores vibrantes.

Fonte: Cantu Grupo Wine

Exportações

Entre janeiro e agosto de 2024, dados do Comexstat (plataforma estatística do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), revelam que o País exportou US$ 19,9 milhões e 10,3 mil toneladas de macarrão, registrando um crescimento de 18% em valor e 7% em volume em comparação com igual período de 2023. Esse desempenho destaca o Brasil como um player importante no cenário internacional de massas, consolidando seu lugar como fornecedor global de referência.

As exportações das massas instantâneas são o grande destaque do setor, atingindo US$ 11,4 milhões e 3,9 mil toneladas, representando 57% do valor total das vendas externas da categoria.

Nos últimos anos, o Brasil superou o déficit comercial da categoria e atualmente apresenta superávit com o crescimento contínuo das exportações de massas. Além do macarrão instantâneo, o tradicional macarrão “brasileiríssimo” com ovos – mais molinho que o mais comum pelo mundo “grano duro al dente” – também apresentou uma recuperação significativa após um período de retração, especialmente devido à crise no mercado venezuelano, ainda o principal destino da categoria. Mas o macarrão grano duro made in Brazil também apresentou crescimento em 2024.

Os principais destinos das exportações brasileiras de macarrão incluem países da América do Sul, como o Uruguai, a Colômbia, o Paraguai e o Chile, que juntos representam 57% do total exportado, além dos Estados Unidos, que somam 21%.

Origem data e curiosidades

Comemorado no Brasil desde 2014 em 25 de outubro, o Dia Mundial do Macarrão foi adotado pelo Brasil em 2006. Confira, a seguir, curiosidades sobre o alimento:

  • É originário da China e foi levado para a Itália por Marco Polo no século 13;
  • No início do século 20, o macarrão era vendido em lojas de departamento como mercadoria de luxo;
  • Na Europa, também teve um papel importante durante as grandes navegações e guerras. Graças à sua capacidade de ser armazenado por longos períodos, era um dos principais alimentos consumidos pelos marinheiros e soldados. Na Segunda Guerra Mundial, foi fundamental para a alimentação das tropas italianas e de outros países europeus por ser um alimento prático, durável e nutritivo;
  • O macarrão instantâneo foi inventado pelo japonês Momofuku Ando em 1958. Em 1984, o ônibus espacial Challenger levou a versão para os astronautas;
  • O Dia Mundial do Macarrão ou da Pasta foi criado em Roma, na Itália, em 1995, durante o primeiro World Pasta Company Congressi, reunião dos maiores fabricantes mundiais. De lá para cá, a data é comemorada pelas indústrias do setor;
  • Existem mais de 600 tipos de macarrão na Itália, cada um com sua forma e consumo específico;
  • Existe um Festival Mundial do Macarrão em Setúbal, Portugal;
  • Na Ucrânia, é tradição pendurar macarrão cozido como enfeite de Natal.

Fonte: Abimapi


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