Apesar da proibição, comércio ainda vende produtos sem o selo de certificação do Inmetro
Lojas de São Paulo estão desrespeitando a lei e continuam vendendo panelas de pressão sem a etiqueta obrigatória do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Desde o dia 1º de setembro de 2009 todas as panelas de pressão só podem sair de fábrica com a etiqueta do Inmetro e desde o dia 1º de março só podem ser vendidas com o selo.
A reportagem do JT percorreu 9 lojas nos dias 29 e 30 de março e encontrou vários modelos sede panelas sem o selo do Inmetro em todos os estabelecimentos visitados - Carrefour, Walmart, Extra Eletro, Pernambucanas, Magazine Luiza, Lojas Americanas (duas lojas), Camicado e Preçolândia.
As marcas com produtos em exposição sem o selo são a Panelux e Magnific (fabricadas pela Alcast), Penedo, Rochedo e Clock (todas da Seb do Brasil), Eterna, Eterna Premium, Expressa (todas da fabricante Nigro), Fulgor e Trofa-L Lumen (da Trofa), Pressionella Baby, Pressionella Black e Ramos (da Ramos) e Fortaleza.
“Todas essas lojas estão irregulares e são passíveis de autuação. O consumidor que presenciar isso deve denunciar para a ouvidoria do Inmetro (0800 2851818)”, diz Leonardo Rocha, chefe substituto da divisão de programas de avaliação da conformidade do Inmetro.
O objetivo da obrigatoriedade do selo é garantir segurança ao produto, já que panelas de má qualidade podem explodir e causar graves acidentes domésticos.
Para receber a etiqueta do Inmetro, as panelas passam por teste hidrostático (para avaliar a resistência do alumínio e funcionamento da válvula de segurança), teste de pressão máxima de trabalho, resistência de cabos e alças das, teste de corrosão, de vedação e de capacidade volumétrica.
Mas Rocha alerta que nem sempre o culpado pelos acidentes é a fabrica, mas a falta de cuidado e manutenção dos consumidores. O entupimento da válvula, por exemplo, é um dos fatores que mais provocam explosões e acidentes, e que pode ser evitado com uma simples limpeza ou troca da válvula.
As empresas Ramos, Fortaleza, Trofa, Nigro, Alcast e o Grupo Seb do Brasil informam que suas panelas saem de fábrica com o selo do Inmetro e que alertaram o comércio com bastante antecedência.
As Lojas Americanas e o Extra Eletro informam que só compram e comercializam panelas certificadas e que os casos apresentados são pontuais e referem-se a estoque antigo, que já foi recolhido. O Magazine Luiza informa que só adquire e comercializa panelas de pressão certificadas e esclarece que as panelas mencionadas são produtos de mostruário.
O Carrefour também diz que oferece aos seus clientes produtos certificados e que as panelas encontradas sem o selo já foram retiradas da área de vendas.
O Walmart informa que, desde a determinação do órgão, solicitou o recolhimento de todos os produtos sem o selo. No entanto, o processo de separação é manual, pois há modelos iguais com e sem o selo. Ao tomar conhecimento da pesquisa feita pelo jornal, a rede solicitou imediata verificação em todas as unidades.
IRREGULARES
Mag. Luiza Shop. Central Plaza
Eterna, Expressa, Pressionella Baby, Pressionella Black
Walmart Shop. Central Plaza
Panelux, Panelux, Fulgor, Clock Precisa, Clock Safe Plus, Eterna
Extra Eletro Shop. Tatuapé
Panelux, Eterna, Clock, Fulgor, Clock, Penedo
Preçolândia Central Plaza
Fortaleza, Trofa-L, Rochedo
Carrefour Limão
Panelux, Magnific
Lojas Americanas West Plaza
Ramos
Pernambucanas Central Plaza
Clock ,
L. Americanas Shop. Tatuapé
Penedo
Camicado West Plaza
Rochedo Elegance
Veículo: Jornal da Tarde