A economia aquecida e o aumento na oferta de crédito no varejo têm animado o mercado de trabalho do segmento. Segundo dados da Assertem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário) o Dia das Mães deste ano abriu 26 mil vagas temporárias de emprego e 23% delas resultaram na efetivação dos profissionais, números que demonstram a recuperação rápida do setor depois da crise que atingiu os lojistas em 2009.
Apesar de não ter dados consolidados, o Grande ABC estima melhora de 10% no número de oportunidades na região e espera ainda mais oferta por conta do Dia dos Namorados e Copa do Mundo. "Nossa expectativa de efetivação de vagas para região é boa porque todos os dados em relação ao aumento de consumo do varejo ligado ao Dia das Mães na capital, têm se mantido também aqui. A tendência é seguir com os bons números. Todos os dados econômicos têm mostrado o crescimento grande no varejo, no comércio em geral", explica o secretário de Trabalho e Renda de Mauá, Edílson de Paula.
No entanto, o presidente da Acisa (Associação Comercial e empresarial de Santo André), Sidnei Muneratti, afirma que a volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o aumento da Selic (taxa básica de juros) comprometeram o número de efetivação das vagas temporárias no comércio do Grande ABC. "O aumento da Selic não ajuda o desenvolvimento da economia. O consumo acontece por conta do crédito. Se o juros aumentam e o oferecimento de financiamentos diminui, temos queda nas vendas e diminuição dos postos de trabalho. A volta do IPI também dificulta, mas mesmo assim, as previsões são boas. Ainda temos oferta de emprego importante para as próximas datas. A demanda por trabalho está muito forte", atesta.
Jismália Oliveira Alves, diretora de comunicação Asserttem, afirma que a efetivação dos trabalhadores deve aumentar nos próximos meses. Ela diz que o índice de 23% de manutenção dos funcionários é reflexo da recuperação da crise econômica mundial. Em 2008, o índice de efetivação de vagas era de uma em cada três, somando 33%. "Não foi um dos nossos melhores anos, mas foi positivo se formos analisar a crise que saímos. Em 2008, mais de 80 mil vagas foram abertas no período e, em 2009 tivemos perdas. Ainda e estamos reconquistando isso", diz.
PRÓXIMAS DATAS - Passado o Dia das Mães - segunda melhor data para vendas, perdendo apenas para o Natal - as apostas agora são para abertura ou manutenção dos postos de olho no movimento das próximas datas comemorativas. Além do Dia dos Namorados, o segmento aposta também na Copa do Mundo, Dia dos Pais e das Crianças. "Esperamos surpresa agradável em decorrência do que temos percebido do Natal para cá. Se a economia se mantiver, teremos bons números", prevê Jisália.
"Manteremos o índice de vendas e empregos no segundo semestre, mas temos fatores que ainda requerem cuidados", conclui Muneratti.
Centro Público de Sto.André põe 1.816 profissionais no mercado
Não é apenas o segmento do varejo que comemora a expansão de vagas. Balanço do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Santo André mostra que no primeiro quadrimestre deste ano, 1.816 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho. O número representa acréscimo de 80% em relação aos 1.015 trabalhadores que voltaram a trabalhar no mesmo período de 2009.
Além disso, economistas avaliam que o aquecimento da economia projeta crescimento de até 6,5% no PIB (Produto Interno Bruto) nacional para 2010. E esta nova realidade já se reflete na retomada das contratações por parte das empresas. "Com isso, todo o mercado cresce. É um efeito em cadeia", diz o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti.
MAIS EMPRESAS - Mas a melhoria do ambiente macroeconômico não é motivo único. Também contribuiu para este aumento parcerias corporativas fechadas pela Prefeitura de Santo André. "Temos nos dedicado a visitar empresas pessoalmente a fim de mostrar as vantagens que elas usufruem em firmar parceria conosco", explica a assistente de direção Mônica Mandarino, em nota.
Entre estas vantagens figuram a exposição gratuita da oferta de vagas profissionais para público de 800 pessoas diariamente. "Desde que começamos com este trabalho, conquistamos parcerias com indústrias como a Bridgestone/Firestone além dos supermercados Dia, Pão de Açúcar e Carrefour", conclui Mônica no documento.
Veículo: Diário de Grande ABC