Dia das Mães efetiva 23% de temporários

Leia em 4min

A economia aquecida e o aumento na oferta de crédito no varejo têm animado o mercado de trabalho do segmento. Segundo dados da Assertem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário) o Dia das Mães deste ano abriu 26 mil vagas temporárias de emprego e 23% delas resultaram na efetivação dos profissionais, números que demonstram a recuperação rápida do setor depois da crise que atingiu os lojistas em 2009.

 

Apesar de não ter dados consolidados, o Grande ABC estima melhora de 10% no número de oportunidades na região e espera ainda mais oferta por conta do Dia dos Namorados e Copa do Mundo. "Nossa expectativa de efetivação de vagas para região é boa porque todos os dados em relação ao aumento de consumo do varejo ligado ao Dia das Mães na capital, têm se mantido também aqui. A tendência é seguir com os bons números. Todos os dados econômicos têm mostrado o crescimento grande no varejo, no comércio em geral", explica o secretário de Trabalho e Renda de Mauá, Edílson de Paula.

 

No entanto, o presidente da Acisa (Associação Comercial e empresarial de Santo André), Sidnei Muneratti, afirma que a volta do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o aumento da Selic (taxa básica de juros) comprometeram o número de efetivação das vagas temporárias no comércio do Grande ABC. "O aumento da Selic não ajuda o desenvolvimento da economia. O consumo acontece por conta do crédito. Se o juros aumentam e o oferecimento de financiamentos diminui, temos queda nas vendas e diminuição dos postos de trabalho. A volta do IPI também dificulta, mas mesmo assim, as previsões são boas. Ainda temos oferta de emprego importante para as próximas datas. A demanda por trabalho está muito forte", atesta.

 

Jismália Oliveira Alves, diretora de comunicação Asserttem, afirma que a efetivação dos trabalhadores deve aumentar nos próximos meses. Ela diz que o índice de 23% de manutenção dos funcionários é reflexo da recuperação da crise econômica mundial. Em 2008, o índice de efetivação de vagas era de uma em cada três, somando 33%. "Não foi um dos nossos melhores anos, mas foi positivo se formos analisar a crise que saímos. Em 2008, mais de 80 mil vagas foram abertas no período e, em 2009 tivemos perdas. Ainda e estamos reconquistando isso", diz.

 

PRÓXIMAS DATAS - Passado o Dia das Mães - segunda melhor data para vendas, perdendo apenas para o Natal - as apostas agora são para abertura ou manutenção dos postos de olho no movimento das próximas datas comemorativas. Além do Dia dos Namorados, o segmento aposta também na Copa do Mundo, Dia dos Pais e das Crianças. "Esperamos surpresa agradável em decorrência do que temos percebido do Natal para cá. Se a economia se mantiver, teremos bons números", prevê Jisália.

 

"Manteremos o índice de vendas e empregos no segundo semestre, mas temos fatores que ainda requerem cuidados", conclui Muneratti.

 

Centro Público de Sto.André põe 1.816 profissionais no mercado

 

Não é apenas o segmento do varejo que comemora a expansão de vagas. Balanço do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Santo André mostra que no primeiro quadrimestre deste ano, 1.816 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho. O número representa acréscimo de 80% em relação aos 1.015 trabalhadores que voltaram a trabalhar no mesmo período de 2009.

 

Além disso, economistas avaliam que o aquecimento da economia projeta crescimento de até 6,5% no PIB (Produto Interno Bruto) nacional para 2010. E esta nova realidade já se reflete na retomada das contratações por parte das empresas. "Com isso, todo o mercado cresce. É um efeito em cadeia", diz o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti.

 

MAIS EMPRESAS - Mas a melhoria do ambiente macroeconômico não é motivo único. Também contribuiu para este aumento parcerias corporativas fechadas pela Prefeitura de Santo André. "Temos nos dedicado a visitar empresas pessoalmente a fim de mostrar as vantagens que elas usufruem em firmar parceria conosco", explica a assistente de direção Mônica Mandarino, em nota.

 

Entre estas vantagens figuram a exposição gratuita da oferta de vagas profissionais para público de 800 pessoas diariamente. "Desde que começamos com este trabalho, conquistamos parcerias com indústrias como a Bridgestone/Firestone além dos supermercados Dia, Pão de Açúcar e Carrefour", conclui Mônica no documento.

 

Veículo: Diário de Grande ABC


Veja também

Seara inaugura fábrica e quer itens de maior valor agregado

A Seara Alimentos, do grupo Marfrig, inaugura amanhã uma unidade industrial em Jaguariúna (SP) com capacid...

Veja mais
Multa à Nestlé por Alpino Fast pode chegar a R$ 11,5 milhões

A Nestlé pode ser multada em até R$ 11,5 milhões se for considerada culpada em investigaç&ot...

Veja mais
Papel higiênico de luxo seduz emergentes

O aumento de renda da população criou um consumidor mais sofisticado para as mais diferentes categorias de...

Veja mais
Uso de plástico PET cresce 7,4% em 2009

O consumo de plástico PET no Brasil cresceu 7,4% no Brasil em 2009, em comparação com o ano anterio...

Veja mais
A sustentabilidade urbana

O juiz Luiz Fernando Camargo de Barros Vidal, da 3.ª Vara da Fazenda Pública, determinou que a Prefeitura de...

Veja mais
Adidas realiza maior investimento em campanha no Brasil

Comunicação é totalmente focada em ações relacionadas à Copa do Mundo   ...

Veja mais
Nestlé decide mudar a embalagem da bebida Alpino

A Nestlé vai tirar a inscrição "Este produto não contém chocolate Alpino" das pr&oacu...

Veja mais
DIA vai à mídia com campanha promocional e novo slogan

Estratégia é apostar no bom humor para reforçar relação da marca com o consumidor; at...

Veja mais
Consumo de PET viabiliza projeto em PE

O polo petroquímico de Suape (PE), que está em estudo pela Braskem em parceira com a Petrobras, é a...

Veja mais