Jogos gratuitos ajudam setor a resistir às dificuldades

Leia em 2min

A indústria do videogame tem resistido à desaceleração econômica melhor que a maioria dos setores. A razão disso pode estar em números recentes sobre o segmento dos jogos gratuitos, segundo os quais um terço dos usuários não pagam para jogar. Mais e mais pessoas aderem a títulos gratuitos, como o "Treasure Island", da Zynga, que é jogado em redes sociais como o Facebook; fazem o download de jogos grátis como o "Godhand", criado pela Ngmoco e destinado a dispositivos móveis como o iPhone e o iPad; ou dividem o sofá com os amigos para participar de games multijogadores, a exemplo do "Call of Duty: Modern Warfare 2", da Activision Blizzard.

 

Um novo levantamento da Newzoo, empresa de pesquisa especializada no setor de videogame, mostra que todas as plataformas de jogos existentes, do telefone móvel ao console, têm uma audiência de não pagantes de pelo menos 30%.

 

"O movimento na direção dos modelos de negócio on-line aplicados a uma faixa maior de público começou depois da recessão e tem resultado em um crescimento contínuo durante os tempos difíceis da economia, em termos de receita", disse Peter Warman, diretor de administração e fundador da Newzoo.

 

A PopCap.com, uma das fabricantes líderes do setor dos jogos casuais (games com regras e mecanismos simples), de US$ 3 bilhões, oferece versões gratuitas de jogos como "Bejeweled Blitz" no Facebook e em seu próprio site. Segundo Paul Breslin, gerente-geral da companhia, a expectativa é de que permitir aos usuários que joguem de graça é uma boa maneira de garantir a satisfação do cliente, estimulando-os a comprar versões pagas e mais completas, com a "promessa de muito mais diversão está por vir".

 

Segundo o levantamento da Newzoo, um terço dos US$ 25,3 bilhões gastos pelos americanos com videogame em 2009 veio de receitas on-line (jogos on-line disputados via internet ou MMOs, na sigla em inglês) e da distribuição digital de jogos para consoles e computadores.

 

Outra empresa de pesquisa concentrada em videogame, a Interpret, revelou que 21% da população americana, mais de 46,1 milhões de pessoas, disputam jogos nas redes sociais. A idade média desses jogadores é de 38,8 anos, mais alta que a dos fãs de console, que tem em média 30,9 anos.
 

 
Veículo: Valor Econômico


Veja também

A era do gelo

Qual será o sabor preferido do peludinho, chocolate ou bacon? As duas versões acabam de ser lançada...

Veja mais
Lucro da Drogasil atinge R$ 16 milhões no primeiro trimestre

A rede de farmácias Drogasil fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 16 milhões, uma al...

Veja mais
Rodoanel já produz impacto positivo nos custos do caminhão

Transportes: Cálculos apontam uma economia de R$ 172,35 por viagem que não passa por São Paulo &nb...

Veja mais
Feijão segue em alta no mercado paulista

Após registrar em abril a primeira variação negativa mensal desde julho do ano passado, o IqPR, &ia...

Veja mais
Vai ser difícil engolir

Em meio às discussões mundiais sobre a obesidade infantil, a Anvisa estuda a adoção de regra...

Veja mais
Minas reduz ICMS sobre etanol e eleva alíquota para gasolina

O ICMS incidente sobre o álcool etanol será reduzido de 25% para 22% em Minas Gerais. A proposta foi envia...

Veja mais
Como vender gelo na Sibéria

A fabricante de refrigeradores Metalfrio dobrou as vendas nos últimos quatro anos ao chegar a lugares do mundo on...

Veja mais
Ele vai bater à sua porta

Sob o comando de Arthur Grynbaum, o Boticário entra no mercado de vendas diretas - e se aproxima de concorrentes ...

Veja mais
Alimentos puxam alta da cesta básica em São Paulo

Pacote de produtos passou de R$ 305,76 para R$ 306,62 na segunda semana do mês   Puxada pela alta dos alime...

Veja mais